Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

logotipo shopper insights

Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Varejo farmacêutico apresenta crescimento de 5,3% em abril

Varejo farmacêutico

Para baixar os gráficos, clique aqui. 

O mês de abril de 2024 apresentou um crescimento de 5,3% no faturamento do varejo farmacêutico brasileiro, se comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Paper, produzido pela Bnex, empresa especializada em Ciência do Consumo.

Com uma leve diminuição do número de compras e da quantidade de itens por compra, o crescimento do setor está apoiado pelo crescimento do preço médio, em decorrência do aumento dos preços aprovado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED. 

Além do consumidor sentir no bolso essa diferença de preços, os estoques de medicamentos adquiridos por eles, para aproveitar o período de pré-alta, contribuem para as já mencionadas quedas em número de compras e quantidade de itens por compra.

Cabe lembrar que o reajuste aprovado para o ano de 2024 foi o menor dos últimos 5 anos, ficando em 4,5%. Esse reajuste contribui para o engajamento do shopper, uma vez que ele fica mais propenso a pesquisar pelos melhores preços e condições de pagamento possíveis. Isso faz com que o cenário de clientes fidelizados cresça acima do patamar do cenário geral e principalmente acima dos não fidelizados. 

Os clientes que costumam comprar com sua rede e loja de preferência aumentaram quase 19% o faturamento no comparativo anual, destaque para o crescimento em todos os indicadores incluindo quantidade de tickets e itens na cesta que estão diminuindo no cenário geral. Essa importância e impacto de fidelização também ficam evidentes no IFEV, que apresentou valor médio por compra 81,4% maior que o valor médio das compras de clientes não fidelizados.

Perfil dos shoppers

Os clientes de farmácia em sua maioria são mulheres de 30 a 49 anos. A participação das faixas acima de 60 anos mantém o patamar superior a 20%, parcela significativa quando comparada à presença desse público na população brasileira.

Foram analisadas 2 milhões de transações de vendas para essa edição.

Para ver o Paper completo do varejo farmacêutico, clique aqui.

Sobre a Bnex

A Bnex é uma empresa especialista em Ciência do Consumo. Com uma análise geográfica, econômica e comportamental detalhada, a Bnex apoia a estratégia de expansão de redes de varejo em todo o país, mapeando o potencial de sucesso de uma nova localização de loja, entendendo melhor sua base de shoppers e  descobrindo os  caminhos para maior fidelização e experiência do cliente.

Com tecnologia robusta, metodologia proprietária e especialistas em comportamento, a Bnex criou a maior base de dados de consumo do país e soluções que atendem às necessidades reais do varejo e da indústria e que aprimoram a experiência de compra do shopper. 

A Bnex entrega muito além do software. São mais de 15 anos de conhecimento e experiência e, sobretudo o compromisso com a conquista de resultados exponenciais para os clientes. 

BnexReports

Últimas Notícias

Conteúdos Relacionados