Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

1ª edição do Rock Conecta apresenta cases, insights e soluções de conexão entre indústria, varejo e shopper

ROCK Conecta

A Rock Encantech realizou a 1ª edição do evento Rock Conecta, neste dia 3 de dezembro, e apresentou as principais soluções da empresa para o varejo e para a indústria. 

O evento também contou com apresentação de insights importantes sobre a transformação demográfica no Brasil e os seus impactos no comportamento de consumo, além de cases como o da Minuano, que conseguiu recuperar shoppers de seu principal concorrente com as soluções da Rock Encantech. 

Quem participou do evento ainda assistiu a uma palestra sobre o conceito de Love Brand, com direito a apresentação do case de sucesso da Havaianas, tornando-se uma das marcas mais reconhecidas em solo nacional. 

Confira a seguir um resumo dos principais momentos do Rock Conecta!

Quem é a Rock Encantech? 

Carlos Formigari
Carlos Formigari, sócio fundador e presidente da Rock

O evento começou com a apresentação do sócio fundador e presidente da Rock Encantech, Carlos Formigari, que falou sobre a origem da empresa.

“A Rock é a soma de três empresas que atuam no segmento de fidelização e que hoje compõem a ROCK Encantech. Somamos os produtos e fortalezas de cada empresa para entregar o que há de melhor em cada uma”, afirmou Formigari. 

Em seguida, o presidente apresentou as empresas que formaram a Rock Encantech . A Propz possui inteligência analítica avançada, podendo mensurar ações e campanhas de forma simples e prática, oferecendo soluções de relacionamentos práticas e rentáveis. 

A Bnex possui uma poderosa plataforma de CRM integrada à base de mais de 150 fontes de dados públicos, sendo a maior base de consumo do país com mais de 37 milhões de domicílios mapeados. 

Já a LL Loyalty nasceu no segmento de moda, com uma plataforma de marketplace para o varejo de luxo e de baixa frequência com uma cuidadosa curadoria de marcas e produtos.

A marca ROCK é um acrônimo de “Return On Customer Knowledge”, ou Retorno Sobre o Conhecimento do Cliente. Já Encantech significa ir além de satisfazer o cliente, fazendo com que os shoppers se tornem verdadeiros promotores da marca. 

A Rock Encantech já se comunica com mais de 90 milhões de shoppers únicos cadastrados e mais de 300 varejistas parceiros que, somados, contemplam mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhão de transações por ano. 

Formigari ainda destacou a importância da tecnologia nas soluções oferecidas pela primeira Encantech do Brasil. 

“Nossa segurança de dados conta com padrão de primeiro mundo para realização de campanhas hiperpersonalizadas, tudo para conectar o varejo com milhares de shoppers todos os dias. Nosso grande objetivo é aumentar a competitividade do varejo disponibilizando a mesma tecnologia das plataformas digitais para os nossos varejistas. Acreditamos na capacidade do setor se reinventar e inovar e isso passa pelas soluções tecnológicas”, afirmou. 

A Rock Encantech conta com soluções de inteligência de dados integradas que visam gerar retornos reais para seus clientes, CRM, plataforma completa de fidelidade e marketplace, soluções de cashback omnichannel, inteligência de mercado e geográfica, shopper analytics, algoritmos de personalização de ofertas, automação promocional, pesquisa e laboratório de clientes, aplicativos white label para clubes de benefícios, aplicações em retail media e IA para engajamento de consumidores com ofertas realizadas pela indústria. 

Do insight ao impacto 

Fernando Gibotti
Fernando Gibotti, CEO da ROCK CRM & Ciência do Consumo

Na sequência do evento, o CEO da Rock Encantech CRM & Ciência do Consumo, Fernando Gibotti, destacou a importância da coleta de dados para a geração de insights sobre o  comportamento de consumo dos shoppers. 

“Não existem soluções simples para problemas complexos. Só a ciência é capaz de pegar um problema complexo e criar uma solução escalável”, afirmou Gibotti. 

Uma das soluções escaláveis que a Rock Encantech apresenta é a inteligência artificial, que consiste na aplicação de conhecimentos científicos para criar sistemas que podem realizar tarefas cognitivas e se adaptar a situações de forma autônoma. 

“Os dados se tornam relevantes quando aplicados no contexto da ciência do consumo. Eles permitem compreender o shopper e gerar insights acionáveis de novos comportamentos”, comentou Gibotti. 

Transformações no mercado 

Segundo Gibotti, o mercado brasileiro está passando por algumas transformações que impactam no consumo. Uma delas é o aumento da concorrência digital após a pandemia, já que as vendas não se limitam mais a uma localização geográfica específica. 

Outro fator é o impacto econômico, com 70% das famílias endividadas. Em reportagens recentes, foi divulgado também que as bets têm comprometido uma porcentagem significativa do orçamento, afetando diretamente no consumo. 

O Brasil também está passando por um processo de transformação demográfica. A população com mais de 60 anos está crescendo, enquanto a taxa de natalidade vem diminuindo. 

Segundo projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a tendência é de que a partir de 2030 o crescimento da população apresente estagnação. Alguns estados, inclusive, já apresentam reduções. 

Com famílias menores, o tamanho dos apartamentos e casas também têm diminuído. Isso afeta diretamente a indústria de produtos de limpeza. Por outro lado, o número de pets vem crescendo ano a ano, trazendo grandes oportunidades para essa categoria. 

Rock Brands: gerando encantamento a partir do conhecimento 

O evento marcou o lançamento oficial da Rock Brands, a nova divisão da Rock Encantech dedicada a transformar o relacionamento entre indústria, varejo e shopper. 

Durante a apresentação, Rodrigo Rapparini, Head da Rock Brands, e André Penariol, CEO do Rock Conecta, destacaram os pilares que sustentam as soluções dessa divisão:

Rock Behaviour: conheça profundamente o seu shopper. Aqui, o varejista tem acesso a shoppers insights, pesquisas e potencial de faturamento. 

Rock ADS: comunique-se com o seu shopper digitalmente, com publicidade On e Off-Site. 

Rock Trade: engaje seu shopper no ecossistema do varejo com campanhas de descontos e cashback, por exemplo. 

Rock Loyalty: fidelize seu shopper com conexões reais, por meio de réguas de relacionamento e consultoria especializada para criar vínculos duradouros com os consumidores.

Cases de sucesso

O Rock Conecta ainda apresentou alguns cases de clientes da empresa que conseguiram aumentar o faturamento com as soluções oferecidas pela Rock Encantech. 

Minuano

Em uma determinada região do país, a Rock Encantech trabalhou identificando oportunidades de shoppers para a Minuano depois de uma queda no número de consumidores. 

Esse pacote de soluções da Rock Encantech contou com ações comerciais e de mídia, que geraram 100 mil impactos para shoppers clusterizados. O resultado foi uma recuperação de 24% de shoppers perdidos direto do principal concorrente. 

Supermarket Torre e Café L’OR

Em um vídeo, foi apresentada uma parceria entre a Rock Encantech e o Supermarket Torre. A Encantech instruiu a equipe do supermercado a fazer uma ação de CRM com o objetivo de fidelizar o cliente. 

A Rock Encantech também promoveu uma parceria entre o Café L’OR junto ao Supermarket Torre para otimizar o lançamento de um cappuccino, que segmentou a base de shoppers de capuccino, conquistando novos shoppers de marcas concorrentes através de sampling digital. 

Love Brands 

A última etapa do Rock Conecta foi comandada por Adriana Rocha, cofundadora e CEO da Ecglobal, que falou sobre a importância de transformar shoppers em fãs da marca por meio do conceito de Love Brand. 

Love Brand é quando uma marca é amada pelos consumidores e consegue criar laços emocionais com eles, transcendendo a relação tradicional que existe entre empresas e clientes. 

Segundo a Capgemini Research, 70% dos consumidores emocionalmente engajados gastam até duas vezes ou mais em marcas às quais são leais. Alguns exemplos de marcas com essas características são o iFood, Coca-Cola, Uber, Netflix e WhatsApp. 

Um exemplo de Love Brand brasileira é a Havaianas. A diretora de marketing da Alpargatas, Mariana Rhormens, contou sobre a trajetória da empresa, que hoje tem um público fidelizado e variado.

Além disso, a Havaianas se tornou um sinônimo de chinelo. Quando se fala no calçado, pensa-se em Havaianas, e vice-versa. 

Mariana destacou três pontos que contribuíram para que a marca se tornasse um ícone desejado: 

  • Entrega de proposta funcional: qualidade, durabilidade, equação de valor como pontos de partida;
  • Conexão com os sentimentos do “produto” para “como o produto faz o consumidor se sentir”; 
  • Experiências nas plataformas digitais para criar conexões com os consumidores de forma leve. 

O Rock Conecta mostrou como transformar dados em encantamento e engajamento. Acesse também o nosso site para conhecer todas as soluções disponíveis para revolucionar a relação entre indústria, varejo e shoppers! 

BnexReports

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