Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

A geolocalização como chave estratégica para o varejo do presente e do futuro

Geolocalização

O NRF 2025, maior evento global do varejo no mundo, abordou diversos temas em palestras e debates. O VP Comercial de Varejo Farma da Rock Encantech, Marcelo Vienna marcou presença em Nova York e destacou a abordagem do uso estratégico da geolocalização.  

Para ele, o evento foi importante para constatar que o varejo está evoluindo rapidamente e as empresas que souberem integrar tecnologia com estratégias holísticas terão uma vantagem competitiva significativa.

Conheça a seguir alguns dos principais insights sobre o tema geolocalização abordados durante o evento. 

O que é o marketing de geolocalização? 

O marketing de geolocalização é uma estratégia que utiliza a localização dos usuários para criar campanhas mais efetivas e personalizadas. Esse tipo de ação é altamente eficaz para fins comerciais. 

Com a geolocalização, a loja pode oferecer descontos exclusivos para consumidores de uma determinada região e o envio de alertas personalizados sobre eventos nas proximidades.

Além disso, essa estratégia possibilita uma maior interação com o público-alvo, criando oportunidades para o engajamento e a fidelização dos clientes.

Case da Dick’s Sporting Goods 

Durante o NRF, Marcelo Vienna participou do painel da Dick’s Sporting Goods, uma rede americana de lojas de artigos esportivos. A empresa revelou que está colocando em prática a geolocalização para transformar a experiência de compra. 

“Com isso, ela está criando experiências personalizadas e impulsionando o engajamento do consumidor, numa demonstração de como a tecnologia pode conectar marcas e consumidores de forma relevante e eficiente”, afirmou Vienna. 

Durante a apresentação, a Dick’s destacou como a parceria com a plataforma Radar tem sido essencial para personalizar a jornada dos clientes, chamados de “atletas”. Funcionalidades como o Modo Loja, que reconhece a entrada do cliente, oferecem acesso rápido à conta de fidelidade e até a leitura de códigos de barras para informações detalhadas sobre produtos. 

Esse recurso aumenta a conveniência e fortalece o engajamento, algo que qualquer varejista almeja alcançar.

“Outra inovação que chamou a atenção foi o uso da validação automática de endereços, também integrada à Radar, que agiliza o check-out e reduz erros. Essa abordagem não só melhora a experiência do cliente, mas também impacta diretamente as métricas de conversão, algo crucial no varejo competitivo de hoje”, completou Vienna. 

Aplicação da geolocalização  

Geolocalização
Geolocalização permite que o varejo crie experiências personalizadas

A personalização em grande escala é um dos pilares da estratégia da Dick’s.  Segundo Vienna, eles conseguem adaptar as interações com base na localização geográfica, nas condições climáticas locais e até nos interesses esportivos regionais. 

Essa combinação de dados resulta em uma experiência muito mais relevante e significativa para o cliente.

“Na prática, isso mostra como a tecnologia pode ser usada não apenas para melhorar o serviço, mas também para criar uma relação mais próxima e duradoura com o consumidor. É uma abordagem útil em diferentes setores, por exemplo, no uso de dados geolocalizados e sistemas de CRM para garantir que os varejistas entreguem o produto certo, na hora certa, para o cliente certo”, afirmou.

Ainda de acordo com Vienna, os planos da Dick’s incluem integrar ainda mais a geolocalização em suas operações, com recursos de microgeolocalização dentro das lojas. 

A ideia é disponibilizar ofertas personalizadas com base na posição exata do cliente e até orientá-lo pelo caminho mais rápido ao produto que procura. Além disso, a Dick’s está investindo em inteligência artificial para entregar marketing contextual, garantindo que as mensagens cheguem no momento ideal. 

Outro destaque foi o uso da geolocalização para combater fraudes em lançamentos de produtos muito procurados, como tênis exclusivos. Ao validar a proximidade do cliente com as lojas, é possível evitar manipulações de localização e tornar o processo mais justo.

“Ver como a Dick’s está liderando a integração de tecnologia e varejo me motiva ainda mais a continuar explorando o potencial da geolocalização para transformar negócios. Afinal, é nisso que acreditamos: tecnologia e personalização andam juntas para criar experiências verdadeiramente memoráveis e rentáveis”, finalizou.

Conheça a Rock Encantech! 

A Rock Encantech é a primeira encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de customer knowledge no Brasil, integrando tecnologia e humanidade.

Uma das nossas principais soluções é a inteligência de mercado, que permite que o varejista conheça as áreas de influência da loja e o perfil dos shoppers daquela região. Com as ferramentas de geolocalização da Rock Encantech é possível analisar o potencial de faturamento por categoria e SKU dentro das áreas de influência das lojas. Esses insights são fundamentais para a elaboração de uma estratégia de geolocalização. 

A Rock Encantech ainda conta com ferramentas de CRM com recomendações personalizadas, ações promocionais, desenvolvimento e gestão de programas de fidelidade (Loyalty), marketplaces para programas de Loyalty, plataforma de viagens (autosserviço e concierge) e Retail Media.​ Acesse aqui e saiba mais sobre elas.

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