Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

A importância do CRM para as farmácias 

Farma

Um dos principais desafios de todo estabelecimento comercial é impulsionar as vendas. Com as farmácias esse cenário não é diferente. Em meio à diversas estratégias disponíveis para alcançar esse objetivo, uma delas se destaca: o CRM. 

Quando se fala em aumentar as vendas, automaticamente muitos pensam em expandir a base de clientes. No entanto, é possível lucrar mais somente com a base que a loja já possui por meio da fidelização e atendimento personalizado. 

O CRM tem sido cada vez mais utilizado nas farmácias, porém enfrenta ainda um pouco de resistência de gestores que acreditam que a oferta em massa é a melhor estratégia para melhorar o desempenho. 

O que é CRM? 

Antes de tudo é necessário conhecer o conceito de CRM. A sigla vem de Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Trata-se de um sistema de vendas para registrar e organizar todos os pontos de contato que um consumidor tem com a loja. 

O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais, como: nome, endereço, telefone, etc. A partir disso, ele integra esses dados com o histórico e preferências de compra. 

O objetivo dessa ferramenta é criar um relacionamento duradouro e rentável com o cliente, oferecendo um atendimento personalizado e eficiente. 

Quando uma loja está iniciando, é comum que esse processo de controle dos clientes seja feito em planilhas ou até mesmo anotando em agendas. No entanto, além de perder tempo, o gestor pode perder também oportunidades. 

À medida que a farmácia cresce, vai se tornando inviável esse tipo de armazenamento. Por isso, o mercado de softwares de CRM se torna uma boa opção, já que armazena as informações mais importantes em um único lugar. 

Um CRM pode operar de duas maneiras: local ou na nuvem. O segundo grupo é mais prático por não exigir a compra de servidores, nem uma equipe de TI no local para fazer a manutenção. 

Como aplicar as informações do CRM

É fato que quanto maior for a base de clientes cadastrados, maior vai ser o número de insights que serão gerados. No entanto, a coleta de dados é apenas uma parte do processo. É preciso também fazer uso inteligente desses indicadores. 

Esse dado precisa ser utilizado para extrair valor e mudar o comportamento dos clientes. Por exemplo, a principal fonte de receita da maioria das farmácias são os medicamentos de doenças crônicas. 

Sabendo que esses clientes precisam comprar medicamentos para essas doenças com frequência, a farmácia pode automatizar um lembrete quando o estoque estiver faltando. Vale ressaltar que essa mensagem precisa ser personalizada para cada cliente, pois cada um compra em uma época diferente do mês. 

Além de garantir que ele retorne à farmácia por se sentir valorizado, a tendência é de que esse cliente compre outros produtos junto com o medicamento. 

Essa estratégia também é válida para outros produtos de uso contínuo. Isso vai permitir identificar padrões no consumo para criar ofertas personalizadas.

Essa oferta direcionada pode ser aplicada para reconquistar clientes. Por exemplo, se o CRM identificar que um consumidor está há mais de um mês sem comprar na farmácia, o gestor pode oferecer um benefício ou colocar em prática alguma ação para trazer esse cliente de volta. 

Benefícios do CRM 

Uma das maiores vantagens do CRM é a possibilidade de fidelizar clientes. Segundo o paper da Bnex, sobre o varejo farmacêutico, em março de 2024, clientes fidelizados tendem a consumir mais. 

Um exemplo é o fato do faturamento entre consumidores fiéis terem aumentado em 11% no mês de março, enquanto o de não fidelizados apresentou uma redução de 11,1%. 

Clientes fidelizados acompanham o cenário em geral, porém com resultados mais expressivos, pois aproveitam os benefícios para comprar mais a preços melhores. 

A alimentação contínua dessa base de dados garante insights mais precisos, no qual facilita a tomada de decisões por parte dos gestores de farmácia. 

Outro benefício é que a farmácia passa a entender melhor o cliente e mantém um relacionamento consistente em qualquer canal de atendimento. É muito comum que clientes “offline” e “online” sejam tratados de maneira diferente de acordo com o canal de contato, quando na verdade deveriam ser vistos de forma integral. 

O CRM oferece ao farmacêutico a oportunidade de fazer isso, aumentando não só a retenção quanto a satisfação do cliente. 

As farmácias também podem automatizar os processos de relacionamento com o cliente, gerando uma dinâmica mais organizada. O resultado é mais velocidade na realização de tarefas e capacidade de reagir rapidamente a qualquer mudança no mercado. 

CRM é com a Bnex! 

A Bnex é uma empresa especialista em ciência do consumo que conta com uma plataforma de CRM que captura dados, analisa, identifica as oportunidades, ativa, comunica-se com os clientes e analisa os resultados com precisão. 

Tudo isso em uma solução única, com foco em fidelidade, engajamento e no aumento de faturamento. A Bnex entrega muito além do software. São mais de 15 anos de conhecimento e experiência e, sobretudo o compromisso com a conquista de resultados exponenciais para os clientes. 

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