A Bnex Rock divulgou o Shopper Report com dados do varejo alimentar. O primeiro semestre de 2024 registrou um crescimento de 5,6% nos supermercados e 5,1% no canal de atacarejo na comparação com o mesmo período de 2023.
Esse crescimento foi linear em todos os tipos de canais de supermercado. Apesar de uma leve queda no número de itens por carrinho, esse crescimento foi sustentado pelo aumento na quantidade de tickets, ticket médio e preço médio.
Por outro lado, o atacarejo, caracterizado por compras de abastecimento com grandes volumes e descontos, estimulou a preferência do consumidor para compras maiores. Isso é observado pelo crescimento na quantidade de tickets e itens no carrinho, que está diretamente relacionado à queda no preço médio.
No primeiro semestre de 2024, a Páscoa foi a principal data sazonal no varejo alimentar. Apesar de ocorrer no final de março, fora da sazonalidade mensal habitual (geralmente até o décimo dia do mês), houve crescimento em relação a março de 2023. Outro período importante foi o das Festas Juninas, que também contribuíram para um bom resultado em junho de 2024 em comparação com junho de 2023, principalmente nos canais de supermercado.
Para o início do segundo semestre do varejo alimentar, a presença do período eleitoral de 2024 será um fator significativo na comparação entre 2024 e 2023, já que no ano passado não houve eleições.
No entanto, a expectativa para o período está na Black Friday, em novembro, com destaque para as categorias de bebidas alcoólicas, energéticos, leite, e eletrônicos, como celulares e TVs. As festas de fim de ano, com as confraternizações e, principalmente, os encontros familiares nas ceias de Natal e Ano-novo, é o principal período sazonal do varejo. Apesar do crescimento geral no segmento, bebidas e produtos sazonais como panetones e chocotones serão os grandes destaques do período.
Um ponto de atenção para o início do segundo semestre é o clima seco, com grandes ondas de calor no inverno que se estendem até a primavera, e o baixo nível de chuvas. Esses fatores podem contribuir para um aumento no consumo de água e energia, o que poderá elevar as tarifas desses serviços e, consequentemente, impactar o orçamento familiar, gerando um efeito negativo no consumo no varejo como um todo.