A NRF Retail’s Big Show, o maior evento mundial de varejo sediado pela National Retail Federation em Nova York, anualmente destaca tendências e inovações que guiam o crescimento do varejo. Na edição de 2024, o Retail Media foi um dos temas em destaque, um modelo de negócios que transforma varejistas em canais de ativação para os shoppers.
Embora possa parecer novo para o varejo em geral, muitos supermercadistas e atacadistas brasileiros já implementam o Retail Media com sucesso em seus negócios.
Vantagens do Retail Media para Supermercados e Atacados
Defendemos na Bnex que o varejo alimentar deve se apoiar em três pilares principais: o cliente final (shopper), a indústria fornecedora e o próprio varejista. Neste desenho, o varejo é o elo fundamental entre a indústria e o shopper, sendo não só o canal de venda de produtos mas também um canal de comunicação e ativação. E é aqui que entra o Retail Media.
Ao adotar o Retail Media, o varejista fortalece o elo entre a indústria e o shopper, viabilizando ações de trade e marketing de maior valor, maximizando a entrega de conteúdo e ofertas para cada cliente potencial.
Preparação do Varejo para o Retail Media
A base do Retail Media é a estruturação dos canais de ativação do shopper, focando na entrega de conteúdo e ofertas direcionadas para estimular a compra.
Para isso, é essencial ter uma base de clientes cadastrados e identificados, alcançando uma média de 60% do faturamento em vendas rastreadas e analisadas. Além disso, é necessário criar canais de ativação direcionada, como mídia digital, e fortalecer o aplicativo mobile como principal canal de relacionamento com os shoppers, visando uma média de 50% de clientes ativos mensalmente.
Aqui entra todo o composto tradicional de trade marketing e merchandising no ponto de venda
como canais de ativação massiva, além dos canais de ativação direcionada e segmentada, como disparos de mídia digital por email, sms, anúncios em seu e-commerce e principalmente pushs (notificações enviadas para os celulares) e feeds (postagens de conteúdo rico) no seu aplicativo mobile.
Com a audiência e os canais de ativação estabelecidos, é possível iniciar ações de Retail Media, mensurando os resultados para fechar o ciclo comercial entre indústria, varejo e shopper.
Nível avançado do Retail Media
Varejistas que já se estabeleceram como canais de Retail Media podem realizar ações mais avançadas,
unindo canais de marketing com alavancas comerciais, como descontos personalizados e cashbacks direcionados. Isso amplia a abrangência e os resultados das ações promocionais, sem a necessidade de reduzir preços.
Neste nível de Retail Media o varejista tem a capacidade de não só ativar comunicações,
mas também realizar ofertas promoções direcionadas para o mesmo público alvo, entregando um benefício junto das campanhas. Quanto maior for sua possibilidade de realizar alavancas comerciais
e promocionais, maior será a abrangência e o resultado destas ações.
Retail Media como um próximo passo do Loyalty e CRM
O Retail Media representa o próximo passo do Loyalty e CRM, sendo a aplicação prática dessas
estratégias para ativar vendas junto aos shoppers.
Os varejistas que se estruturaram nos últimos anos estão prontos para colher os frutos deste novo
modelo de negócio.
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