Quem atua no varejo sabe que existem momentos de aumento e de queda nas vendas ao longo do ano. Esse fenômeno é impactado diretamente pelas datas sazonais, um conceito que está atrelado à temporalidade.
Algumas dessas sazonalidades estão presentes todos os anos. É o caso de datas comemorativas como o Natal e a Black Friday. Outras estão relacionadas às estações do ano e celebrações locais.
Uma dica valiosa para o varejista é observar logo na virada do ano as principais datas sazonais, levando em consideração as preferências do seu público, e planejar ações promocionais eficientes para lucrar mais e gerar um engajamento maior com os shoppers.
Confira a seguir alguns períodos em 2025 que merecem atenção especial do setor de varejo alimentar.
Qual a importância das datas sazonais?
O conceito de sazonalidade está diretamente relacionado a eventos que sempre acontecem em uma determinada época do ano. No mundo empresarial, esse termo faz referência a fatores externos que se repetem ao longo de um período e afetam os resultados financeiros.
No caso específico do varejo alimentar, as datas sazonais de maior impacto são justamente aquelas que estão relacionadas à alimentação. Com isso, há um aumento ou diminuição na procura por um determinado item.
Esse tipo de contexto representa uma boa oportunidade para os supermercados e atacarejos criarem campanhas promocionais, com foco no engajamento dos shoppers. Com essas ações, as lojas conseguem alavancar as vendas a curto prazo e garantir a fidelização do consumidor a longo prazo.
Principais datas sazonais em 2025
O ano de 2025 possui características diferentes dos anteriores. A mais importante delas é a ausência de um grande evento esportivo. Em 2022, foi realizada a Copa do Mundo no Catar, enquanto que em 2024, tivemos os Jogos Olímpicos. Esse tipo de torneio faz com que amigos e familiares se reúnam para assistir às partidas, o que acaba levando ao consumo, por exemplo, de produtos para fazer um churrasco ou petiscos.
Por outro lado, algumas das datas sazonais mais importantes são anuais e estarão presentes no calendário. Você pode conferir aqui os principais insights de cada mês no calendário elaborado pela Rock Encantech.
Carnaval
O Carnaval, que geralmente ocorre em fevereiro, será realizado no período de 1º a 4 de março de 2025. A estratégia deve ser focada em estimular compras de emergência e conveniência, além de aproveitar o espaço de tempo para fazer novos cadastrados.
Durante as celebrações carnavalescas, a procura por bebidas estará em alta, sendo uma categoria importante para ser trabalhada no varejo alimentar.
Páscoa
Uma das datas sazonais de maior impacto no varejo alimentar é a Páscoa, que em 2025, será no dia 20 de abril. É neste período que os tradicionais ovos de chocolate ganham destaque nos corredores do supermercado.
Além do chocolate, a Quaresma também é uma sazonalidade importante, representando um crescimento no consumo de pescados.
Dia das mães e Dia dos Pais
O Dia das Mães (11 de maio) e Dia dos Pais (10 de agosto) são datas sazonais em que as famílias se reúnem para um almoço, gerando demanda no consumo de alimentos.
No Dia das Mães, o varejista pode ativar categorias de flores e kits de presentes, enquanto no Dia dos Pais pode promover dicas de presentes pelo aplicativo. Além disso, as duas datas podem servir para campanhas de marketing e ações promocionais, estimulando o consumo entre os shoppers.
Festa junina
Uma das maiores tradições do mês de junho são as festas juninas. Alimentos como pipoca, paçoca e amendoins ficam em alta. Além disso, a temática também pode ser utilizada para a realização de ações de divulgação e promoções.
Black Friday
A Black Friday já é atualmente a segunda data mais importante do varejo alimentar. Em 2025, ela tem a sua data oficial em 28/11, porém é comum que o setor trabalhe a campanha ao longo de todo mês de novembro.
A estratégia neste período é ativar ao máximo a base de clientes aquecida, criando expectativa e ações de descontos agressivos ao longo do mês. Aproveite também para realizar campanhas para aquisição de novos clientes.
Além de impulsionar as vendas no penúltimo mês do ano, a Black Friday tem o papel de “aquecer” os shoppers para a sazonalidade seguinte: o Natal.
Natal
O período de maior crescimento no faturamento do varejo alimentar é o Natal. Segundo uma análise da Rock Encantech, na véspera da data em 2023, a cesta sazonal apresentou um crescimento acima de 35%, com todos os indicadores positivos.
O ticket médio das compras de última hora também chamou atenção, alcançando cerca de R$ 50, mais que o dobro do registrado na primeira quinzena (R$ 20).
São diversos os produtos que entram em destaque no fim do ano: panetones, carnes, bebidas, castanhas, ingredientes para o preparo da ceia, entre outros.
A estratégia é conquistar o maior gasto médio possível. Isso inclui descontos exclusivos e cashback em produtos de alta relevância para cada cluster, que vão estimular a frequência ao longo de todo o mês.
Vale ressaltar que ainda há outras datas sazonais com potencial ao longo do ano. Por isso, é muito importante contar com a ciência do consumo a favor da sua loja para identificar as preferências dos seus shoppers.
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