Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Black Friday: uma visão completa sobre o consumo no varejo alimentar 

Black Friday

A Black Friday é a segunda data mais importante para o varejo alimentar. Em alguns anos, ela pode até mesmo superar o Natal em termos de venda. Por conta disso, os supermercados preparam ações e campanhas especiais para atrair e fidelizar o público. 

Para mostrar a importância dessa data, a Bnex Rock divulgou o paper “Rock Insights”, com uma análise de 3,6 milhões de vendas que demonstram o impacto que a Black Friday provoca no setor. 

O documento conta com informações interessantes sobre a Black Friday nos anos anteriores, as categorias com mais demandas e as expectativas para 2024. Confira a seguir. 

Black Friday 2023 x 2022 

A Black Friday 2023 apresentou um crescimento significativo no faturamento da  cesta em relação à Black Friday de 2022. Apesar de a Copa do Mundo ter ocorrido em novembro de 2022, o verão intenso de 2023 e as festas de fim de ano contribuíram para esse cenário. 

Na semana da data promocional, o faturamento dos varejistas em 2023 cresceu 59% em comparação com o ano anterior e a quantidade de itens vendidos aumentou 57%. 

Na sexta-feira de Black Friday, os números cresceram ainda mais, com um aumento de 102% no faturamento e 46% em itens vendidos. 

Ao comparar o dia e a semana da Black Friday 2023 com a de 2022 de forma conjunta, o faturamento cresceu mais de 100%, enquanto a quantidade de itens aumentou 90% nos dois períodos comparativos.

Fidelizados x não fidelizados 

Os consumidores fidelizados fizeram mais compras nos supermercados do que os clientes não fidelizados. Segundo o Rock Insights, o primeiro público registrou um ticket médio de R$ 126 na semana da Black Friday de 2023. Já no dia exato da data promocional, o valor foi de R$ 164,32. 

Por outro lado, os não fidelizados tiveram um ticket médio de R$ 57,09 na semana e de R$ 63,35 no dia da Black Friday. Esses números representam uma diferença de 2,5 vezes entre ambos os públicos, reforçando os benefícios de ter uma base fiel de shoppers. 

Perfil dos shoppers 

Gráfico
Perfil dos shoppers

O levantamento do Rock Insights identificou o perfil dos shoppers que consumiram na semana da Black Friday de 2023. A faixa etária com mais representantes foi a de 40 a 49 anos, com 25,4%. Na sequência, aparecem os clientes de 30 a 39 anos, com 22,4%. 

O público feminino foi o mais presente nos supermercados com 58%, contra 42% dos homens. Além disso, a Bnex Rock identificou os principais motivos para as compras. As respostas foram: 

  • 33% por conveniência; 
  • 29% por emergência; 
  • 23% por reposição;
  • 15% por abastecimento. 

Principais categorias 

Produtos
Rock Insights analisou as principais categorias consumidas na última Black Friday.

Ao fazer o levantamento, a Bnex Rock englobou as categorias que fazem parte da chamada “Cesta da Black Friday”. São elas: Bebidas (Cervejas (clara, escura e sem álcool), Cerveja Especial, Destilados, Vinho e Espumante, Energéticos e Leite), Kit Bebidas,Beleza e Higiene (Conjunto de Desodorantes, Conjunto de Sabonetes e Kits de Shampoo e Condicionador) e Fralda (Infantil e Geriatrica), Ventiladores e Ar Condicionado. 

A categoria de bebidas se destacou entre os benefícios oferecidos ao shopper. Nessa análise, os destilados cresceram 52%, energéticos 42% e as cervejas normais 33%, sendo esta última a maior participação no faturamento da cesta.

Impulsionados pelas ondas de calor intensas, ventiladores e ar-condicionados também se destacaram em 2023. Os ventiladores apresentaram um faturamento 78% maior na semana da Black Friday, em comparação com as outras semanas do ano. 

O ar-condicionado apresentou indicadores ainda mais expressivos, com um faturamento 292% maior na semana da Black Friday, em comparação com as outras semanas do ano. 

Expectativas para a Black Friday de 2024 

O ano de 2024 foi marcado pelo aumento significativo nas temperaturas durante o  inverno, e essa tendência deve se estender à primavera e ao verão de 2025. Esse fenômeno influencia diretamente o comportamento de consumo em todo o território  nacional, beneficiando a venda de ar-condicionados e ventiladores.

Além disso, os kits de bebidas são uma ótima aposta para os supermercados explorarem, já que eles também podem ser uma ótima opção de presente de Natal ou amigo secreto.

As fraldas infantis se destacaram nos últimos anos e as fraldas geriátricas devem crescer ainda mais. Esse consumo está diretamente relacionado às mudanças demográficas que o Brasil está passando, com o aumento da faixa etária de idosos. 

Alcance todo o potencial do seu negócio com a Bnex Rock! 

A Bnex foi adquirida recentemente pela Rock, a primeira encantech do varejo brasileiro. O grupo, também formado por Directo.ai, Izio&Co, LL Loyalty e Propz, traz uma gama de soluções de inteligência de dados integradas que visam gerar retornos reais para seus clientes.

Especialista em ciência do consumo, a Bnex Rock apoia a estratégia de expansão de redes de varejo em todo o país, mapeando o potencial de sucesso de uma nova localização de loja, entendendo melhor sua base de shoppers e descobrindo os caminhos para maior fidelização e experiência do cliente.

Com as soluções de CRM e inteligência de mercado da Bnex Rock, o varejista pode impulsionar o faturamento tanto na Black Friday, quanto em outras datas sazonais. 

Entre em contato e saiba mais. 

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