Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

logotipo shopper insights

Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Bnex participa do 2º Fórum Goiano de Integração Varejo & Indústria 

Bnex

A Bnex segue marcando presença nos principais eventos de varejo no Brasil. Nesta quinta-feira (27/06), o CEO & Founder da empresa, Fernando Gibotti, participou como palestrante do  2º Fórum Goiano de Integração Varejo & Indústria. 

Realizado em Goiânia, o evento é uma iniciativa da AGOS (Associação Goiana de Supermercados), em parceria com SA+ Ecossistema de Varejo. Gibotti conduziu uma palestra sobre a Era da Transformação Demográfica, além de falar sobre inteligência artificial e ciência do consumo no futuro dos negócios. 

Com o tema “Os novos desafios do setor e como se adaptar para crescer”, o fórum foi realizado com o objetivo de promover a integração entre os diferentes elos da cadeia, desde os fabricantes até os pontos de venda. 

O evento contou com a presença de varejistas e fornecedores, fortalecendo a relação entre os setores para impulsionar o crescimento do varejo supermercadista goiano.

Durante o encontro, seis indústrias líderes de mercado apresentaram novidades, planos e projetos para o varejo de Goiás. O fórum ainda disponibilizou lançamentos de produtos, estratégias de marketing e vendas. 

A Era da Transformação Demográfica 

A Era da Transformação Demográfica já foi tema de outras palestras da Bnex. Ela demonstra como as mudanças de perfil que a população está passando afeta o consumo no varejo. 

De acordo com os dados do Comac e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 1980, a média de membros em uma família era de 4,2. Já em 2020, esse número foi reduzido para 2,8. A projeção para 2030 é de que esse índice seja de 2,6.

Por outro lado, o número de pets nos lares tem aumentado, com o Brasil registrando uma média de dois animais de estimação por domicílio. Os principais pets dos brasileiros são cães (58 milhões); aves (41 milhões) e gatos (27 milhões). 

Esses dois dados revelam que o número de filhos por casal está diminuindo, enquanto o número de pets está aumentando. 

Mas como isso reflete no varejo? A BNEX monitora o consumo de 37 milhões de domicílios e constatou um aumento de 34% na venda de produtos pet de 2019 para 2022.

Porém outra consequência direta desta transformação demográfica é a redução de 8,3% nas compras em supermercados entre 2021 e 2022. Produtos de limpeza também reduziram 16% no mesmo período. 

Leia mais aqui e saiba mais sobre os impactos das transformações demográficas. 

Sobre a Bnex 

A Bnex é uma empresa especialista em Ciência do Consumo. Com análises geográfica, econômica e comportamental detalhadas, a Bnex apoia a estratégia de expansão de redes de varejo em todo o país, mapeando o potencial de sucesso de uma nova localização de loja, entendendo melhor sua base de shoppers e  descobrindo os  caminhos para maior fidelização e experiência do cliente. 

Com tecnologia robusta, metodologia proprietária e especialistas em comportamento, a Bnex criou a maior base de dados de consumo do país, oferecendo soluções que atendem às necessidades reais do varejo e da indústria e aprimoram a experiência de compra do shopper. 

A Bnex entrega muito além do software. São mais de 17 anos de conhecimento e experiência e, sobretudo o compromisso com a conquista de resultados exponenciais para os clientes. Entre em contato e saiba como a Bnex pode ajudar a aumentar o seu faturamento.

BnexReports

Últimas Notícias

Conteúdos Relacionados