Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

logotipo shopper insights

Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Bnex participa do Rio Innovation Week com palestra sobre a Era da Transformação Demográfica 

Rio Innovation Week

A Bnex marcou presença na Rio Innovation Week, a maior conferência global de tecnologia e informação. O CEO & Founder da Bnex, Fernando Gibotti, participou como palestrante do evento, abordando a Era da Transformação Demográfica. 

A Rio Innovation Week contou com mais de 2,5 mil palestrantes em 28 palcos simultâneos e teve como tema “Humanização em tempos de inteligência artificial”. Com mais de 350 expositores, o público estimado foi de 155 mil pessoas. 

Além das conferências, o projeto conta com uma grande Feira de Negócios e experiências únicas pautadas pela inovação e tecnologia. 

Segundo a organização do megaevento, o projeto tem atuação estratégica, pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e pelo Pacto Global, garantindo assim a responsabilidade na promoção de um futuro inclusivo e economicamente sustentável. 

Gibotti
Fernando Gibotti palestrou sobre a Era da Transformação Demográfica.

A Era da Transformação Demográfica 

A Era da Transformação Demográfica já foi tema de outras palestras da Bnex. Ela demonstra como as mudanças de perfil que a população está passando afeta o consumo no varejo

De acordo com os dados do Comac e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 1980, a média de membros em uma família era de 4,2. Já em 2020, esse número foi reduzido para 2,8. A projeção para 2030 é de que esse índice seja de 2,6.

Por outro lado, o número de pets nos lares tem aumentado, com o Brasil registrando uma média de dois animais de estimação por domicílio. Os principais pets dos brasileiros são cães (58 milhões); aves (41 milhões) e gatos (27 milhões). 

Esses dois dados revelam que o número de filhos por casal está diminuindo, enquanto o número de pets está aumentando. 

Mas como isso reflete no varejo? A BNEX monitora o consumo de 37 milhões de domicílios e constatou um aumento de 34% na venda de produtos pet de 2019 para 2022.

Porém outra consequência direta desta transformação demográfica é a redução de 8,3% nas compras em supermercados entre 2021 e 2022. Produtos de limpeza também reduziram 16% no mesmo período. 

Leia mais aqui e saiba sobre os impactos das transformações demográficas.

Sobre a Bnex 

A Bnex é uma empresa especialista em Ciência do Consumo. Com análises geográfica, econômica e comportamental detalhadas, a Bnex apoia a estratégia de expansão de redes de varejo em todo o país, mapeando o potencial de sucesso de uma nova localização de loja, entendendo melhor sua base de shoppers e  descobrindo os  caminhos para maior fidelização e experiência do cliente. 

Com tecnologia robusta, metodologia proprietária e especialistas em comportamento, a Bnex criou a maior base de dados de consumo do país, oferecendo soluções que atendem às necessidades reais do varejo e da indústria e aprimoram a experiência de compra do shopper. 

A Bnex entrega muito além do software. São mais de 17 anos de conhecimento e experiência e, sobretudo o compromisso com a conquista de resultados exponenciais para os clientes. 

Entre em contato e saiba como a Bnex pode ajudar a aumentar o seu faturamento.

BnexReports

Últimas Notícias

Conteúdos Relacionados