Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Calendário sazonal: os insights mais importantes de cada mês 

Calendário sazonal

A sazonalidade é um dos aspectos mais importantes para qualquer segmento comercial e com o varejo não é diferente. Cada tipo de setor é mais ou menos impactado por determinadas datas do calendário, afetando o comportamento do consumidor. 

Por isso, a Bnex preparou um calendário temático mensal, trazendo dados sobre cada mês para que o varejista fique atento quando tiver alguma data sazonal importante. Confira! 

O que é sazonalidade? 

O conceito de sazonalidade está relacionado às estações, ou seja, aos eventos que sempre acontecem em uma determinada época. No mundo empresarial, esse termo faz referência a fatores externos que se repetem ao longo do ano e afetam os resultados financeiros. 

Essas flutuações podem ter diversas causas, como por exemplo: 

  • Datas comemorativas (Natal, Dia das Mães, Páscoa etc.);
  • Eventos de grande repercussão (Copa do Mundo, Carnaval etc.);
  • Estações climáticas (primavera, verão, outono e inverno). 

Existem ainda sazonalidades que afetam em diferentes períodos. Confira abaixo: 

Diária: é comum ter um pico de consumidores em um mesmo horário todos os dias. Exemplo: restaurantes no horário de almoço. 

Semanal: quando o movimento ocorre em um dia específico da semana. Exemplo: barzinhos no fim de semana. 

Mensal: as vendas têm um pico em um período específico do mês. Exemplo: supermercados nos primeiros dias do mês, quando as pessoas recebem vales e salários. 

Anual: esta variação acontece uma vez ao ano e costuma ser longa. Exemplo: farmácias durante outono e inverno, quando há aumento de casos de gripe. 

Shopper insights – calendário Bnex 

O calendário de estratégias e ações da Bnex foi desenvolvido com base em indicadores mensais referentes aos anos de 2023 e 2022 em mais de 320 milhões de compras analisadas no varejo alimentar brasileiro. 

O objetivo deste guia é ajudar os varejistas a multiplicar seus resultados com base nos insights acionáveis em cada mês do ano. 

Baixe aqui o calendário e confira ele na íntegra.

Janeiro 

A estratégia para o mês de janeiro é reduzir a queda no gasto médio, ativando ações que estimulem um aumento na quantidade de itens no carrinho e elevação  do ticket médio.

O varejista pode incentivar o aumento de itens no carrinho com ofertas em combos de produtos e descontos a partir da compra de uma terceira unidade. Outra estratégia é oferecer descontos exclusivos para incentivar o consumo de clientes fidelizados, que têm potencial de gasto 111% acima dos demais clientes. 

A loja  pode ainda promover campanhas de premiação instantânea com um valor mínimo de compra e produtos aceleradores sazonais como protetor solar, por exemplo. 

Fevereiro 

A estratégia para fevereiro é estimular compras de emergência e conveniência no período do Carnaval e ativar ações mais agressivas para recompra na penúltima e última semana do mês.

O Carnaval é um bom período no calendário para fazer aquisição de cadastros. Aproveite para realizar ações de engajamento e relacionamento com os clientes e ofereça promoções lúdicas usando roletas e cards digitais que premiam com vale compras durante o mês. 

Março 

Para março, o foco deve ser estimular a frequência, aproveitando a Páscoa para compras de última hora. Incentive o shopper a comprar produtos que fazem cross sell com as categorias da sazonalidade.

Neste período, uma dica é promover campanhas voltadas para o público infantil, além de utilizar a Páscoa para atrair novos clientes e aumentar os ativos em loja. 

Clusterize seus shoppers por preferências de chocolates e produtos comprados na última Páscoa para ativações direcionadas por perfil e gosto. 

Abril 

O principal desafio no 4º mês do ano é manter o gasto médio dos shoppers estável, principalmente por meio do estímulo de compras de abastecimento e reposição. Esse é o momento de utilizar as categorias de fortaleza nas ações.

Ative recomendações de desconto por relevância de gasto médio, intensificando as ações na 2ª quinzena para manter a frequência. Ofereça descontos e ofertas relacionados à reposição e ao abastecimento. 

O período favorece a realização de campanhas promocionais de trade envolvendo empresas com produtos relacionados a café, com sorteio de cafeteiras e kits exclusivos, já que em 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café. 

Maio 

Em maio, a estratégia é estimular o aumento do ticket médio em clientes com boa frequência, além de realizar campanhas semanais para manter ativos os novos consumidores.

Neste período do calendário, aproveite o Dia das Mães para ativar categorias de flores e kits de presentes. Faça campanhas promocionais que envolvam tanto o Dia das Mães quanto o Dia dos Namorados em junho para ampliar a ação. 

O tema das mães ainda pode ser utilizado em campanhas de relacionamento e retenção de clientes. 

Junho 

A estratégia para junho é incentivar a frequência e ampliar a base de clientes identificados e ativos, trazendo benefícios para download do aplicativo mobile, aumentando a capacidade de ativação. 

Aproveite a Festa Junina para trabalhar descontos e cashback de produtos da sazonalidade, oferecendo também receitas no aplicativo. Faça ativações e descontos agressivos em produtos sazonais em clusters. 

Ainda neste mês, tenha campanhas promocionais de trade junto à indústria parceira utilizando roletas e cards para premiação de kits e vale-compras para junho. 

Julho

Abrindo o 2º semestre, o objetivo passa a ser ativar a base, incentivando a compra de itens extras relacionados à sazonalidade. Esse é o momento de fortalecer as mecânicas e alavancas que serão utilizadas nas grandes campanhas de fim de ano. 

Trabalhe produtos de alto valor e voltados para a temporada de inverno, como: vinhos, queijos, embutidos e importados. Atraia mais clientes para o aplicativo e fortaleça ações de descontos exclusivos e cashback. 

Esse também é um ótimo momento para ações de experimentação e degustação de produtos, promovendo ações e eventos exclusivos para os clientes. 

Agosto 

O foco em agosto é valorizar a base de clientes ativos, com ativação de produtos de desejo que estimulem o crescimento do ticket médio e intensificação de campanhas de descontos exclusivos. 

Ofereça opções de kits, combos e cestas especiais durante a primeira quinzena. Aproveite o Dia dos Pais para promover dicas de presentes no aplicativo e ativar campanhas de descontos exclusivos. 

Setembro 

A estratégia para setembro é aquecer a base de clientes para o último trimestre do ano e gerar ações de engajamento no aplicativo mobile com descontos relâmpago semanais para estimular a frequência no período.

Realize descontos exclusivos ou cashback semanais com períodos curtos (2 ou 3 dias) e valores agressivos. Mantenha uma forte divulgação do aplicativo e presenteie os clientes Retenção e Incentivo por meio de degustações direcionadas junto ao trade. 

Outubro 

Outubro é o período no calendário de aquecer as campanhas de trade junto à indústria, educando e fortalecendo as mecânicas de desconto exclusivo, cashback e demais alavancas a serem utilizadas na Black Friday.

Intensifique o uso de motores de recomendação de ofertas e descontos exclusivos para aumentar o engajamento junto às alavancas comerciais. Realize campanhas com games no aplicativo e ative semanalmente clientes de Baixo Valor com ofertas personalizadas. 

Novembro 

No mês da Black Friday, a estratégia é ativar ao máximo a base de clientes aquecida, criando expectativa e ações de descontos agressivos ao longo do mês. Aproveite também as campanhas para aquisição de novos clientes.

Neste período, promova ações de descontos exclusivos ou cashback semanais, com períodos curtos (1 ou 2 dias) e valores agressivos. Use o aplicativo e as mídias digitais para campanhas de teaser dos produtos que entrarão em desconto.

Antecipe esses descontos exclusivos em 1 dia para os clientes Retenção e Incentivo, gerando um benefício de acesso antecipado. 

Dezembro 

Por fim, no último mês do ano, a estratégia é conquistar o maior gasto médio possível. Isso inclui descontos exclusivos e cashback em produtos de alta relevância para cada cluster, que vão estimular a frequência ao longo de todo o mês.

Faça ações promocionais de sorteios de grandes prêmios, juntamente com a distribuição de vale-compras para serem utilizados no mês de janeiro. Presentei os clientes Retenção com kits juntos às indústrias parceiras. 

No aplicativo, envie receitas para a ceia de Natal e Réveillon com descontos exclusivos para todos. 

Sobre a Bnex 

A Bnex é uma empresa especialista em ciência do consumo, sendo referência em estudos sobre o varejo. 

Com tecnologia robusta, metodologia proprietária e especialistas em comportamento, a Bnex criou a maior base de dados de consumo do país e soluções que atendem às necessidades reais do varejo e da indústria e aprimoram a experiência de compra do shopper. 

Entre em contato para saber mais. 

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