O cash and carry é uma modalidade de compra cada vez mais presente no varejo alimentar, sendo muito comum em atacados de autosserviço, também conhecidos como atacarejo.
Esse segmento tem conquistado cada vez mais espaço no país por conta da sua praticidade e preços baixos. Segundo um relatório do banco BTG, hoje, cerca de 73% dos consumidores brasileiros visitam atacarejos. Esse índice era de 62% no início de 2019.
Assim como toda loja que atua no varejo alimentar, a fidelização dos shoppers é uma prática essencial para aumentar o engajamento e o faturamento. Veja no texto a seguir como cash and carry é aplicado no setor e algumas estratégias para se dar bem com esse modelo.
O conceito de cash and carry e atacarejo
Em uma tradução literal, cash and carry significa “pague e transporte”, trazendo a ideia de que o próprio cliente escolhe o que deseja, pague e leve seus produtos.
Esse processo oferece um preço abaixo dos tradicionais mercados, uma vez que evita custos como transporte e outros serviços intermediários necessários para concretizar o meio-campo entre indústria e consumidor final.
Apesar desse sistema ser similar às compras on-line, por exemplo, no cash and carry, o cliente pode obter o produto direto no ponto de venda, sem depender de um sistema de entrega ou delivery para receber o produto.
Já o termo atacarejo serve para designar um modelo de negócio que reúne características tanto do atacado quanto do varejo. Por essa razão, o público é mais amplo e reúne tanto pessoas físicas quanto jurídicas na mesma loja.
Ao adotar o sistema de autosserviço (cash and carry), o varejista pode colher alguns benefícios, como:
- Mais praticidade: com o autosserviço, o shopper realiza tudo sozinho. Ele escolhe, paga, e leva os produtos, o que aumenta a rapidez e a eficiência do atendimento;
- Preço baixo: o modelo cash and carry ajuda o atacarejo a reduzir custos. Com isso, o varejista tem a possibilidade de oferecer preços mais baixos do que a concorrência;
- Adaptação: um dos grandes trunfos do cash and carry é a possibilidade dele se adaptar a diferentes ambientes. Isso significa que ele pode ser implantado em todo tipo de loja, independentemente do porte.
Desempenho do atacarejo no 1º semestre de 2024
A ROCK Encantech analisou mais de 378 milhões de vendas no varejo alimentar durante o 1º semestre de 2024 e divulgou os insights em um shopper report. No levantamento, foi possível constatar que o faturamento no atacarejo cresceu 5,1%, em comparação com o mesmo período de 2023.
Ao longo do semestre, o atacarejo, caracterizado por compras de abastecimento com grandes volumes e descontos, estimulou a preferência do consumidor por compras maiores. Isso foi observado pelo crescimento na quantidade de tickets e itens no carrinho, que está diretamente relacionado à queda no preço médio.
Na medição de Fidelização e Engajamento do Varejo (IFEV), que representa a diferença entre engajamento de compra do cliente fidelizado vs. cliente não fidelizado no mês, o atacarejo teve uma média de 100,4%, com o ápice em junho, quando chegou a 105,8%.
Confira mais insights no paper na íntegra aqui.
Estratégias de fidelização
A fidelização de clientes é um dos principais objetivos dos varejistas que desejam manter sua competitividade e, ao mesmo tempo, aumentar sua rentabilidade. Como foi mostrado nos insights do paper da ROCK, shoppers fiéis consomem mais.
Para que o processo de fidelização no atacarejo comece de forma sólida, é necessário seguir alguns passos. O primeiro deles é conhecer o seu cliente, por isso, é muito importante contar com uma plataforma de CRM capaz de coletar e analisar estes dados, que serão transformados em insights.
Outro ponto de destaque é deixar claro que a participação em um clube de fidelidade tem um benefício para o shopper. Ferramentas tecnológicas são grandes aliadas também para garantir a fluidez e personalização da comunicação com esse consumidor.
No caso do atacarejo, a possibilidade de oferecer preços mais baixos que a concorrência pode ser explorada por meio de ações de desconto personalizadas para os clusters, incentivando o consumidor a continuar comprando na loja. Além disso, o sistema cash and carry oferece uma praticidade a mais no atendimento, que pode ser um diferencial competitivo importante.
Soluções para o atacarejo você encontra na ROCK!
Primeira encantech do varejo brasileiro, a ROCK é formada pelas empresas Bnex, Directo.ai, Izio&Co, LL Loyalty e Propz. Esse ecossistema conta com uma gama de soluções utilizando a ciência de dados e do consumo para impulsionar o faturamento do atacarejo.
Com a ROCK Encantech, o seu negócio pode ter ferramentas como CRM, soluções de cashback omnichannel, plataforma de fidelidade e marketplace, algoritmos de personalização de ofertas, shopper analytics, entre outras.
Atualmente, a ROCK Encantech atende a segmentos, como: Supermercados, Farmácias, Material de Construção, Pet Shop, Moda, Cosméticos, Shopping Centers, Indústrias e Programas de Fidelidade, em que já soma mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas dos parceiros, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhão de transações por ano.
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