Mais do que um benefício interessante aos clientes, programas de cashback e pontos podem ser transformados em estratégias de negócios valiosas aos varejistas.
Enquanto o shopper fica feliz em ser “reembolsado”, o lojista ganha algo muito mais precioso: mais vendas, clientes recorrentes e uma reputação que fideliza.
Um estudo da Izio&Co, empresa que agora faz parte da ROCK Encantech, revela que a utilização de cashback sinaliza uma variação de 60% a 120% no aumento da frequência de compras.
Ainda de acordo com a pesquisa, mais de 1 milhão de clientes que receberam cashback já haviam comprado anteriormente na loja.
A confiança entre os consumidores para gastar mais ao saber que parte do dinheiro retornará também foi observada no estudo. O gasto por pessoa após o recebimento do benefício foi 31,5% maior, o que aponta a representatividade deste programa de incentivo ao consumo.
O que é cashback?
Termo em inglês que significa literalmente “dinheiro de volta”, cashback é o nome dado a um programa de recompensas e fidelização oferecido por empresas, lojas ou varejistas em geral, no qual uma parte do valor gasto pelo consumidor em uma compra é devolvida a ele.
Longe de ser uma proposta de “dinheiro grátis”, uma vez que é necessário gastar primeiro para depois receber algum valor de volta, esse retorno ou reembolso é visto geralmente na forma de crédito ou de pontos cumulativos que podem ser usados para descontos em compras futuras com o mesmo vendedor.
Criado em 1986, nos Estados Unidos, pela operadora de cartão de crédito Discover, e popularizado a partir da década passada no Brasil, o cashback funciona da seguinte maneira:
- Compra: o consumidor realiza uma compra em uma loja que oferece esse benefício;
- Percentual de devolução: uma porcentagem do valor gasto é definida como a quantia que será devolvida. Por exemplo, se o cashback é de 5% e o consumidor gasta R$ 100, receberá R$ 5 de volta;
- Crédito recebido: o valor devolvido fica acumulado em uma conta vinculada à plataforma de cashback e é utilizado como desconto em compras futuras.
Benefícios para o varejo
O cashback é uma estratégia importante para alcançar objetivos essenciais no varejo.
O primeiro propósito é fazer o cliente voltar à loja, concentrando os gastos e, assim, gerando compras futuras.
Além disso, outro objetivo é promover parcerias com a indústria, possibilitando o retorno em produtos sem comprometer a margem com descontos diretos.
Isso funciona do seguinte modo: em vez de oferecer um desconto direto, o lojista utiliza o cashback como um incentivo. O valor “perdido” inicialmente retorna com a próxima visita do cliente, garantindo a margem por meio de um “patrocínio da indústria”. Essa estratégia concentra as compras em produtos específicos, criando um ciclo vantajoso tanto para o varejo quanto para o consumidor.
As estratégias são montadas para que o varejista trabalhe o cashback de acordo com suas necessidades.
Quando é preciso um incremento de frequência, é feita a identificação das categorias e produtos com maior relevância para assim o varejista gerar o benefício, fazendo o cliente acumular saldo e, consequentemente, engajar-se com aquela loja em compras futuras, descartando a procura de algum concorrente.
Trabalhar o cashback em datas sazonais, como a Black Friday, é muito interessante para o varejista. Ao gerenciar programas de pontuação e fidelização neste período, são gerados pontos em produtos relevantes para as compras ultrasazonais, como o Natal, em que o shopper vai utilizar esse crédito acumulado anteriormente, indo até mesmo além desse bônus acumulado nos gastos.
Como trabalhar o cashback com a ROCK
A ROCK desenvolve estratégias de acordo com as necessidades de cada varejista. Por meio do cashback, por exemplo, é possível pensar em ações com potencial de melhora do aumento de frequência da clientela.
A ferramenta de CRM possui a capacidade de coletar dados de consumo e com isso, analisar e identificar as categorias de maior relevância. Esses produtos representam o maior potencial para fazer o cliente se engajar por meio de condições mais vantajosas e voltar para as compras futuras.
Cashback 2.0
Com o Cashback 2.0, a ROCK potencializa a experiência do consumidor, trabalhando não só a alavanca promocional, mas criando uma carteira digital.
Nesta carteira, o cliente acumula créditos que podem ser utilizados em outras alavancas promocionais, como a premiação de gamificações (raspadinha, sorteio), tudo dentro de uma mesma carteira. Com isso, o varejista vai ter um saldo maior do que ele teria apenas com o cashback.
Sobre a ROCK Encantech
A ROCK Encantech é dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar tecnologia e humanidade.
Formada pelas empresas Bnex, Directo.ai, Izio&Co, LL Loyalty e Propz, a primeira encantech do Brasil traz uma gama de soluções de inteligência de dados integrados que visam gerar retornos reais para seus clientes.
Entre as soluções estão:
- CRM;
- Plataforma completa de fidelidade e marketplace;
- Soluções de cashback omnichannel;
- Inteligência de mercado;
- Inteligência geográfica;
- Shopper analytics;
- Algoritmos de personalização de ofertas;
- Automação promocional.
Atualmente a ROCK Encantech atende a segmentos, como: supermercados, farmácias, materiais de construção, pet shop, moda, cosméticos, shopping centers, indústrias e programas de fidelidade, somando mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas dos parceiros, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhão de transações por ano.
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