No varejo, oferecer incentivos é uma forma de atrair mais vendas e fidelizar clientes. Uma das ferramentas mais comum, atualmente, é o cashback, que traz benefícios tanto para quem compra quanto para quem está vendendo.
Uma pesquisa da ROCK Encantech, realizada em 2023, revelou que empresas que devolvem parte do valor gasto ao cliente alcançam uma retenção quase cinco vezes maior após seis meses, mantendo um nível significativo de fidelidade à marca
Apesar de ser uma estratégia em alta no mercado, muitos varejistas ainda possuem dúvidas sobre os benefícios desse tipo programa. Por isso, a ROCK Encantech vai explicar neste artigo qual a lógica por trás do cashback e como sua loja pode aumentar o faturamento com ele. Confira!
Como funciona o cashback?
O cashback é uma estratégia de marketing que oferece aos consumidores a oportunidade de receber de volta uma porcentagem do valor gasto em suas compras.
Essa é uma forma que algumas marcas encontraram de oferecer um incentivo para que os clientes continuem comprando, seja nas lojas físicas ou nas plataformas online.
O funcionamento dessa estratégia é relativamente simples. Quando um consumidor realiza uma compra em um estabelecimento ou plataforma participando do programa de cashback, uma porcentagem do valor gasto é devolvida em forma de crédito ou dinheiro.
A porcentagem que será devolvida varia de acordo com as políticas de cada marca, mas na maioria dos casos o cálculo é feito em cima do valor total da compra. Esse cashback acumulado fica disponível em uma conta, podendo ser resgatado para uso em futuras compras.
Uma das principais formas de implementação do cashback é por meio de programas de fidelidade, nos quais os consumidores são incentivados a retornar e a realizar mais compras para acumularem créditos em suas contas.
Existem dois modelos diferentes principais de cashback:
Direto
Nesse modelo, a marca devolve o cashback diretamente ao consumidor, seja em forma de crédito, dinheiro ou outro benefício. O valor pode ser acumulado em uma conta do consumidor ou transferido para uma conta bancária.
Indireto
No modelo indireto, o cashback é oferecido por meio de programas de afiliados ou parcerias entre empresas. Quando o consumidor realiza uma compra em uma loja ou plataforma afiliada, uma porcentagem do valor gasto é repassada a um intermediário, que fica responsável por devolver o cashback ao consumidor.
A lógica do cashback
À primeira vista, muitos varejistas se questionam sobre a lógica de devolver dinheiro aos consumidores. Porém o cashback pode ser encarado como um “investimento” na fidelização do shopper.
A lógica por trás dessa estratégia é a seguinte: varejistas oferecem aos consumidores uma porcentagem do valor gasto em suas compras como uma forma de recompensa, que pode ser acumulada em crédito ou devolvida em dinheiro.
O objetivo é incentivar os clientes a fazerem mais compras e permanecerem fiéis à marca. Isso significa que a longo prazo, esse consumidor vai aumentar a frequência dele na loja, o que consequentemente favorece o crescimento do ticket médio.
Outro benefício é que, por meio do cashback, a loja consegue fazer parcerias com a indústria sem ter que abdicar da margem de lucro.
Ao conceder um desconto direto, a loja perde aquele valor. No cashback, o cliente tende a trazer aquele dinheiro de volta, então o varejista consegue segurar a margem junto com o patrocínio da indústria nesse tipo de alavanca, concentrando as compras nesses produtos escolhidos.
Impulsione o seu faturamento com a ROCK!
Se você é varejista e deseja aumentar o faturamento no seu negócio, a ROCK conta com as soluções perfeitas para a sua loja.
Primeira encantech do varejo brasileiro, a ROCK se dedica a redefinir os padrões de Customer Knowledge ao integrar tecnologia e humanidade, sendo formada pela empresas Bnex, Directo.ai, Izio&Co, LL Loyalty e Propz.
Entre as soluções que a ROCK disponibiliza estão:
- CRM;
- Plataforma completa de fidelidade e marketplace;
- Soluções de cashback omnichannel;
- Inteligência de mercado e geográfica;
- Shopper analytics;
- Algoritmos de personalização de ofertas;
- Automação promocional;
- Pesquisa e laboratório de clientes;
- Aplicativos white label para clubes de benefícios,
- Aplicações em retail media e
- IA para engajamento de consumidores com ofertas realizadas pela indústria.
A ROCK Encantech atende a segmentos como: Supermercados, Farmácias, Material de Construção, Pet Shop, Moda, Cosméticos, Shopping Centers, Indústrias e Programas de Fidelidade.
Para saber mais sobre as nossas soluções, acesse aqui e se deseja obter mais informações, entre em contato conosco.