Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Com mix de produtos mais sortidos, faturamento do varejo alimentar cresce 10,8% em março de 2024

Páscoa impulsiona faturamento supermercadista em março de 2024

Paper traz ainda um recorte do consumo de flores e plantas para o Dia das Mães

O Paper do Varejo Alimentar de março de 2024, feito pela Bnex, empresa especialista em Ciência do Consumo, analisou 133 milhões de transações para esta edição e revela que a presença da Páscoa no mês de março em 2024 beneficiou o comparativo com março de 2023, assim como com fevereiro de 2024. O cenário geral de supermercados mais atacarejo cresceu 8,2% no faturamento na comparação ano x ano.

Com mix de produtos mais sortido, os supermercados crescem 10,8% no faturamento em relação a março de 2023, demonstrando a preferência para compras relacionadas à Páscoa, impulsionada pelo crescimento do preço médio, do ticket médio e da quantidade de tickets. 

Os supermercados com mais de 10 checkouts, característico pela grande variedade de produtos, é o segmento que mais contribui para o desempenho positivo, com aumento de 11,2%.

O atacarejo apresenta um crescimento mais suave, com aumento de 6,9% no faturamento em relação a março de 2023, porém tem seu desempenho apoiado na diminuição do preço médio que naturalmente reflete no aumento da quantidade de itens no carrinho, demonstrando a importância do canal na oferta de melhores preços e uma ceia mais farta

no feriado da Páscoa.

Como foi o mês de março?

Houve um aumento de 8,2% em março de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior, impulsionado positivamente pelo aumento nas compras dos clientes fidelizados, que contribuíram para um crescimento de 36,5% no faturamento do período. Enquanto isso, os clientes não fidelizados registraram uma queda de 10,0% no faturamento, revela o paper da Bnex.

O ticket médio registrou um aumento de 4,4%, sendo os clientes fidelizados os principais contribuintes para esse cenário positivo, com um crescimento de +5,6% na comparação ano a ano. Enquanto isso, os clientes não fidelizados apresentaram um declínio de 3,9% no ticket médio.

O equilíbrio entre a quantidade de itens no carrinho e o ticket médio é resultado da estabilização do preço médio dos produtos e do contínuo aumento na quantidade de tickets e na frequência de compras, que registraram aumento de +3,7% e +4,8%, respectivamente, em março, na comparação ano a ano. Esse aumento na frequência de compras impacta positivamente no crescimento do faturamento.

Produtos mais comuns nos carrinhos dos consumidores

O ranking de março de 2024 é igual ao de março de 2023. A categoria de frios em quilos (kg) é a que registra a maior movimentação de posição, caindo 4 posições.

O FLV continua apresentando a tendência dos últimos meses, com um alto crescimento no preço médio na comparação entre março de 2024 e março de 2023, registrando um aumento de 30,3%. Nesse mesmo período comparativo, o óleo de soja e os flocos de milho são os produtos com as maiores quedas no preço médio, com -32,8% e -32,7%, respectivamente.

Apesar de alguns itens ainda apresentarem preços elevados para a realidade da maioria dos consumidores, a comparação dos preços em relação ao mês anterior mostra uma amplitude menor, variando até 4% para mais ou para menos. 

A bebida láctea de 200 ml cresce 3,36%, a água mineral até 500 ml cresce 3,35%, e o leite de 1L cresce 3,05%. Já o arroz de 1kg tem queda de -3,74%, e o óleo de soja -3,36%.

Índice de fidelização e engajamento do varejo (IFEV)

O IFEV representa, a partir da análise do ticket médio, a diferença entre engajamento de compra do cliente fidelizado vs. cliente não fidelizado no mês e pode ser utilizado ainda como indicador de sucesso para os programas de relacionamento do varejo.

Março de 2024 apresentou o maior IFEV do primeiro trimestre para supermercados em geral, incluindo atacarejos. No entanto, os supermercados com 5 a 9 checkouts foram os únicos que registraram o maior IFEV do trimestre em janeiro.

Destaque para atacarejos e supermercados com mais de 10 checkouts, com IFEV de 104,6% e 86,9%, respectivamente. 

A presença da Páscoa, no último final de semana de março, contribuiu para o engajamento dos clientes, que buscavam benefícios nos produtos sazonais da data.

Faturamento positivo em todos os canais de análise 2024 x 2023

Março de 2024 trouxe uma característica incomum em relação aos anos anteriores: a Páscoa ocorreu no último final de semana do mês, enquanto geralmente ocorre em abril. A Páscoa, uma das principais datas sazonais do varejo de alimentação fora do lar, contribuiu para o aumento do faturamento na comparação ano a ano, considerando que em 2023 a data caiu em abril.

Os supermercados, segmento que geralmente oferece um sortimento de produtos maior do que os atacarejos, foram os preferidos para as compras do mês da Páscoa. O setor cresceu 10,8% no faturamento, sendo os supermercados com mais de 10 checkouts os que mais cresceram, apresentando um aumento de 11,2% na comparação anual.

Esse crescimento geral dos supermercados é resultado do aumento do preço médio, do ticket médio e da quantidade de tickets, um movimento esperado devido à característica mencionada anteriormente de realização das compras da Páscoa em meses diferentes em 2024 em relação a 2023. Isso gera expectativas de um cenário mais dinâmico para o mês de abril de 2024 na análise comparativa com o mesmo mês do ano anterior.

Apesar do crescimento mais moderado do atacarejo em comparação com os supermercados, com um aumento de 6,5% em março de 2024 em relação a 2023, ele desempenha um papel importante para o consumidor. Isso se deve à redução do preço médio, que possibilita o aumento da quantidade de itens no carrinho, auxiliando na possibilidade de levar itens extras relacionados à cesta da data sazonal. O azeite foi um produto que certamente teve sua escolha influenciada pela oferta de maiores descontos e melhores preços.

Missão de compra

Apesar de a missão de compras de emergência ser a mais recorrente em todos os segmentos de supermercados e no atacarejo, também é a que mais diminui na preferência do shopper.

No entanto, o crescimento do preço médio diminui esse impacto na visão de faturamento,

resultando em uma queda apenas na participação no faturamento no segmento de 1 a 4 checkouts e no atacarejo.

A missão de abastecimento também apresenta queda no número de carrinhos de um ano para o outro em quase todos os segmentos. No entanto, cresce na participação no faturamento nos supermercados de 1 a 4 checkouts e no atacarejo.

Perfil do consumidor

Consumo de flores e plantas no Dia das Mães

No cenário desafiador da pandemia, os supermercados emergiram como uma âncora para os consumidores, oferecendo não apenas produtos essenciais, mas também se destacando como destinos de compras confiáveis, especialmente durante datas sazonais como o Dia das Mães. 

Mesmo com a retomada gradual do comércio ao seu patamar pré-pandemia, a demanda por flores e plantas na semana que antecede essa data continua a crescer exponencialmente, elevando as vendas da categoria em até 594% em comparação com outras semanas do ano em 2023. Esse fenômeno destaca a necessidade de compreender as preferências dos consumidores e adaptar as estratégias de vendas para maximizar o potencial desse período crucial para a categoria.

Observou-se que as orquídeas se destacam como as favoritas dos consumidores, representando uma parcela significativa do faturamento, seguidas por outras opções como flor da fortuna, tulipa, rosa e lírio. Essa preferência pode ser atribuída não apenas à beleza das flores, mas também ao seu status de presente ideal para celebrar as mães.

Olhando para o futuro, em 2024, os varejistas têm a oportunidade de impulsionar ainda mais o faturamento durante o mês de maio ao entenderem melhor as preferências de seus clientes. Isso inclui a seleção de um mix de produtos equilibrado, que ofereça opções tanto premium quanto de bom custo-benefício.

Além disso, uma comunicação assertiva, desde a organização da loja até o uso da tecnologia para envio de benefícios e ofertas personalizadas, pode ser fundamental para atrair e cativar os consumidores durante esse período. Ao adotar essas estratégias, os varejistas podem maximizar suas vendas e fortalecer o relacionamento com seus clientes, garantindo assim um mês de maio de sucesso.

Sobre a Bnex

A Bnex é uma empresa especialista em Ciência do Consumo.Com uma análise geográfica, econômica e comportamental detalhada, a Bnex apoia a estratégia de expansão de redes de varejo em todo o país, mapeando o potencial de sucesso de uma nova localização de loja, entendendo melhor sua base de shoppers e  descobrindo os  caminhos para maior fidelização e experiência do cliente.

Com tecnologia robusta, metodologia proprietária e especialistas em comportamento, a Bnex criou a maior base de dados de consumo do país e soluções que atendem às necessidades reais do varejo e da indústria e que aprimoram a experiência de compra do shopper. 

A Bnex entrega muito além do software. São mais de 15 anos de conhecimento e experiência e, sobretudo o compromisso com a conquista de resultados exponenciais para os clientes. 

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