Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Como a Minuano recuperou shoppers do principal concorrente com soluções da Rock Encantech 

Minuano

Na era da informação, ter conhecimento dos seus shoppers é cada vez mais importante para tomar ações assertivas e se destacar em mercados que estão mais competitivos a cada dia. 

Durante o evento Rock Conecta, o público pode conhecer alguns cases que demonstram a importância da Ciência de Dados e de Consumo para alcançar bons resultados. Um deles foi o da Minuano, que por meio das soluções da Rock Encantech, identificou que estava perdendo shoppers para o seu principal concorrente. 

Após o trabalho em conjunto com a Rock Encantech, a empresa conseguiu recuperar 24% do seu público. Essa atuação não só ajudou a impulsionar a marca, mas também trouxe benefícios para o varejo. Quer saber como isso foi possível? Confira no texto a seguir. 

Case da Minuano e a recuperação de shoppers 

A Minuano conta com um portfólio completo de produtos de limpeza, com fórmulas seguras que combinam tecnologia e proteção. Lançada em 1986, a marca pertence à Flora.  

Durante o Rock Conecta, foi exibido o case com o depoimento do diretor-executivo da Flora, Samir Jarrouj. Ele afirmou que a marca estava tendo uma queda de vendas em uma determinada região  no interior de São Paulo. 

Com ajuda da Rock Encantech, identificou-se que a marca estava perdendo shoppers para um concorrente. Após uma análise, foi detectada uma oportunidade de retomar o crescimento. 

“A gente trabalhou em um pacote de ações comerciais, de mídia e de desconto para atrair esses shoppers a partir de uma identificação clusterizada. Com isso, descobrimos qual era o nosso shopper e qual o cliente de maior fit com a nossa marca dentro daquele território”, afirmou Samir. 

Segundo o diretor, o time da Rock Encantech cuidou de toda a parte de aplicação da inteligência de mercado e operacional. Já a Minuano fez um trabalho de conexão entre a sua equipe e a da Rock Encantech. 

Com isso, foi feita uma formatação de mídia e packs promocionais, distribuídos em plataformas nas quais os shoppers possuem acesso, com pushs nos aplicativos e mensagens de SMS no celular. 

Resultados 

Minuano
Diretor-executivo da Flora, Samir Jarrouj

Com as soluções da Rock Encantech, a Minuano conquistou novos clientes, além de ter registrado mais de 24 pontos de share de shopper, com mais de 300% de ROCK (Return On Customer Knowledge, ou ROI, que significa retorno sobre o investimento). 

Samir Jarrouj afirmou que a Minuano ficou muito satisfeita com os resultados, tanto no aspecto quantitativo, quanto no qualitativo. 

“Em números, a gente conseguiu recuperar 24 pontos percentuais dos shoppers perdidos, que era um público que estava  indo para o nosso principal concorrente. Essa recuperação foi muito satisfatória e refletiu a assertividade de tudo que a gente fez. Quanto à parte qualitativa, o suporte da Rock Encantech foi muito próximo, com follow-ups constantes e com relatórios bastante robustos. E pós-ação também, todo um conjunto de informações pra gente saber onde teve mais sucesso, onde tivemos menos e o que temos que corrigir para as próximas ações”, comentou. . 

O diretor ainda destacou que os resultados deram mais segurança para replicar esse processo em outras situações e cases. Ele também reforçou a importância da identificação do cluster adequado para investir de maneira assertiva e ter um retorno ainda maior na campanha.  

“O pessoal da Rock Encantech é  bastante profissional, eu particularmente gostei muito do modelo de operação, que é muito simples, muito pragmático, muito assertivo e de acompanhamento diário. Sempre com relatórios, um telefonema ali, um e-mail aqui, perguntando se está funcionando ou não, e isso nos dá muito mais segurança e conforto, tanto pra mim quanto para o time”, afirmou Samir. 

O Head Rock Brands, Rodrigo Rapparini, afirmou que a Rock Encantech atua em conjunto com as empresas para identificar oportunidades de crescimento de shoppers e avaliação de sortimentos, regiões e clientes em potencial. 

Além disso, Rapparini destacou que esse tipo de ação só foi possível através de um profundo conhecimento do mercado, já que cada situação demanda a sua própria análise.

“Esse case mostra que é fundamental entender o porquê de um determinado movimento de mercado para garantir que se tome a decisão mais adequada em relação ao plano de ação. Se tivéssemos feito, por exemplo, uma ação de volume por shopper, como um combo para os clientes que já compravam Minuano, não teríamos tido o mesmo resultado”, explicou. 

Impacto no varejo 

Não é apenas a indústria que colhe os benefícios desse tipo de ação. Um dos principais objetivos da Rock Encantech é conectar varejos, indústrias e shoppers. Um exemplo disso no case da Minuano foi a Rede Sol Antunes. Em depoimento, o proprietário Rodolfo Antunes, destacou a importância dessa relação. 

“Com essa nova parceria com a indústria, nós conseguimos ligar o varejo, a indústria e o nosso sistema de CRM, que é extremamente importante para nós para termos informações do nosso cliente final e cada vez mais fazer promoções e mandar a informação correta do que ele quer receber”, afirmou.

Segundo Antunes, na ponta do varejo, a experiência foi extremamente produtiva, já que o supermercado recebeu as informações e ações prontas, sendo apenas necessário ativá-las no ponto de venda. 

“Do ponto de vista operacional, foi extremamente produtivo, porque a gente conseguiu aumentar o nosso leque de promoções, além de incluir essa negociação no nosso CRM. A Rock Encantech também segue fazendo essa relação com diversas indústrias, que na grande maioria das vezes a gente tem dificuldade de ter um relacionamento mensal ou diário. Isso vai aumentar ainda mais o nosso leque de informações, de propostas e de ofertas para o nosso cliente final”, finalizou. 

Soluções da Rock Encantech 

A Rock Encantech conta com uma gama de soluções de inteligência de dados integradas que visam a gerar retornos reais para seus clientes, como: CRM, plataforma completa de fidelidade e marketplace, soluções de cashback omnichannel, inteligência de mercado e geográfica, shopper analytics, algoritmos de personalização de ofertas, automação promocional, pesquisa e laboratório de clientes, aplicativos white label para clubes de benefícios, aplicações em retail media e IA para engajamento de consumidores com ofertas realizadas pela indústria. Saiba mais sobre as nossas soluções aqui.

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