No varejo, ter informação é poder. Por meio de insights acionáveis fornecidos através da Ciência do Consumo, o varejista consegue identificar mudanças de comportamento para se preparar para os novos desafios.
O uso desses insights foi tema da palestra do CEO da Rock Encantech CRM & Ciência do Consumo, Fernando Gibotti, durante a primeira edição do Rock Conecta.
Durante a apresentação, ele trouxe informações sobre as mudanças na forma de consumo dos shoppers e como isso tem afetado o varejo alimentar. Confira no texto a seguir.
Insights e transformações no mercado
“Não existem soluções simples para problemas complexos. Somente a ciência é capaz de pegar um problema complexo e criar uma solução viável”, afirmou Gibotti.
Uma das ferramentas com maior potencial de ascensão nos últimos anos é a inteligência artificial, que de acordo com Gibotti, colocou a ciência em patamares desconhecidos, facilitando o processo para se obter novas soluções.
Atualmente, é possível imprimir muito mais velocidade nas pesquisas de mercado e, quando essas pesquisas são aplicadas em conjunto com a ciência do consumo é possível entender o comportamento dos clientes e criar insights acionáveis em cima de ações e comportamentos futuros que esses clientes terão.
O CEO da Rock Encantech CRM & Ciência do Consumo destacou quatro principais transformações no varejo brasileiro:
Concorrência
Desde o fim da pandemia de Covid-19, a concorrência física e, principalmente, a digital cresceram, com centenas de novas lojas surgindo no Brasil.
“É uma concorrência que não é possível definir claramente quais são as áreas de atuação de cada um desses concorrentes”, afirmou Gibotti.
Impactos econômicos
Segundo Fernando Gibotti, cerca de 70% da população brasileira está endividada, o que diminui o poder de compra das famílias. Além disso, há um crescimento desenfreado de jogos digitais e bets que “competem” com o varejo pelo orçamento dos shoppers.
“Cerca de 15% da renda dessas famílias está comprometida com jogos e consequentemente acaba tirando venda de produtos e serviços que antes eram consumidos”, comentou Gibotti.
Mudança demográfica
As famílias brasileiras estão menores. Na década de 80, o Brasil tinha em média famílias com 4,2 pessoas por domicílio. Já de acordo com o último Censo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a média atual é de 2,8 pessoas por família. A expectativa é de que esse índice chegue a 2,6 em 2030.
Por outro lado, o número de pets cresceu dentro dos lares. Segundo dados do IBGE, os brasileiros tinham em média 1 pet por domicílio. Atualmente são dois pets e a tendência é que chegue a três em 2030.
“No Brasil, em 2030, nós teremos 21 milhões de pessoas na camada 60+ de idade e nós perderemos 8 milhões de brasileiros de 0 a 14 anos. A taxa de natalidade do nosso país vem diminuindo ano a ano. Nos últimos 10 anos, nós tivemos 8% menos nascimentos no nosso país do que na década anterior. Isso significa que temos domicílios com menos pessoas”, completou o CEO.
Nos últimos 22 anos, o número de domicílios com apenas 1 morador saltou de 9% para 19%. Esse mesmo efeito ocorre nos domicílios de dois moradores, que subiram de 17% a 29%. Por outro lado, os domicílios maiores caíram significativamente.
Todos esses insights demonstram que a população brasileira está mudando e isso traz impactos diretos no consumo.
“O varejo precisará ter novos produtos e serviços para atender a demanda do crescimento de pets. Além disso, a redução do tamanho físico dos domicílios e da quantidade de pessoas impacta indústrias, como por exemplo, as empresas de produtos de limpeza e manutenção do lar”, afirmou Gibotti.
Com base em insights da Rock Encantech, ele ainda completou afirmando que o mercado pet cresceu em 34%, mas os produtos de limpeza diminuíram em 36%.
Comportamento de consumo
O shopper está cada vez mais conectado, exigente e ansioso. Toda essa ansiedade tem movimentado a indústria e prestadores de serviço para atender esses anseios.
Nas principais capitais do Brasil, os supermercados podem entregar um mix de produtos de 8 a 10 minutos após o clique. Esse tipo de velocidade e comportamento fazem parte dos insights que os varejistas precisam compreender cada vez mais.
Personalização e IA
Uma tendência, tanto para os varejistas quanto para as marcas, é o desenvolvimento da capacidade de criar conexões reais com o shopper.. Essas conexões terão que ser feitas por meio de interações personalizadas.
Para ter interações de qualidade, é necessário ter insights que identifiquem o potencial de cada família, domicílio e indivíduo. Isso só é possível quando a metodologia é apoiada na ciência do consumo e com uso de algoritmos de inteligência artificial.
A IA é utilizada em diferentes frentes como:
- Identificar o potencial de faturamento;
- Dimensionamento de shoppers;
- Otimização de canais;
- Automação de marketing;
- Recomendação personalizada de produtos;
- Inteligência comercial;
- Previsão de promoções.
Na Rock Encantech, são realizadas 10 milhões de ativações por dia. Em 2024, foram mais de 3,5 bilhões de interações com o shopper.
“Aqui na Rock Encantech, nós buscamos metodologias que preservem tanto a margem dos varejistas quanto dos clientes. E é a capacidade analítica baseada em inteligência artificial que nos dá escala para atingirmos esse objetivo”, afirmou Gibotti.
O que leva ao retorno?
No final da palestra, Fernando Gibotti elencou quatro fatores que fazem com que o varejista tenha retorno:
Conhecimento do cliente: cadastro e identificação do clientes gera insights sobre o comportamento de compra;
Análises de oportunidades: utilização de insights acionáveis a partir das necessidades de cada shopper;
Encantamento dos clientes: ativação, promoção, relacionamento com conteúdos úteis e engajamento com os shoppers;
Monetização e retorno: buscar novas linhas de receita e monetizar todos os produtos vendidos pelos varejistas e indústrias a partir do poder de dados.
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A Rock Encantech traz uma gama de soluções de inteligência de dados integradas que visam gerar retornos reais para seus clientes como CRM, plataforma completa de fidelidade e marketplace, soluções de cashback omnichannel, inteligência de mercado e geográfica, shopper analytics, IA para engajamento de consumidores com ofertas realizadas pela indústria e muito mais.
Atualmente, a Rock Encantech atende a segmentos, como: Supermercados, Farmácias, Material de Construção, Pet Shop, Moda, Cosméticos, Shopping Centers, Indústrias e Programas de Fidelidade, onde já soma mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas dos parceiros, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhão de transações por ano.
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