O varejo farmacêutico está cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais exigentes. Diante desse cenário, os varejistas estão buscando estratégias para se diferenciar da concorrência e aumentar o faturamento. Uma delas é a hipersegmentação dos consumidores.
Essa jornada direcionada a um tipo de público específico tem potencial de aumentar o engajamento dos shoppers fidelizados e de recuperar clientes que estão inativos há um tempo.
Conheça um pouco mais sobre as vantagens dessa estratégia e como a Bnex pode te ajudar a implantar na sua farmácia.
O que é hipersegmentação?
A hipersegmentação de clientes é um modelo de negócio baseado em personalizar todas as etapas de um processo de compra com o objetivo de agradar uma parcela específica dos consumidores.
Desde o marketing, passando pela experiência de compra, até mesmo os produtos podem ser personalizados. Com isso, a hipersegmentação não busca agradar ao maior número de clientes possível, mas sim a um público menor e estratégico com ofertas sob medida.
A personalização no varejo é uma das tendências do mercado moderno, com os shoppers valorizando cada vez mais a experiência de compra. Isso inclui o segmento farmacêutico, que precisa traçar estratégias para individualizar esse processo e se adaptar à nova realidade.
Como funciona?
Pode parecer complexo remodelar toda a comunicação da farmácia e a experiência em torno de um só consumidor. Porém o mundo digital trouxe possibilidades para facilitar o processo de hipersegmentação
O primeiro passo é a coleta de dados. A farmácia precisa reunir o máximo de informações possíveis sobre o shopper e o seu comportamento de consumo.
O varejista pode obter esses dados tanto no espaço físico quanto digital da farmácia. Para isso, ele pode oferecer algum tipo de benefício caso o consumidor faça o cadastro na loja. Por exemplo, ao fornecer determinadas informações, ele ganha um desconto na compra.
O segundo passo é analisar as informações e definir como separar os grupos. De acordo com o Head of Customer Success Farma da Bnex, Fernando Foster, as farmácias podem segmentar os seus consumidores com base em diferentes critérios. Os principais são:
- Demografia: idade, gênero, localização geográfica;
- Comportamento de compra: frequência de compras, valores gastos, produtos adquiridos, cestas de produtos mais comuns;
- Período de consumo: quantidade de tempo entre uma compra e outra de um determinado produto;
- Forma de pagamento: cartão, convênio, dinheiro, entre outros;
- Preferências de canal: presencial, online ou aplicativos;
- Fidelidade: se o cliente é participante de programas de fidelidade ou não;
“Considerando esses critérios, as farmácias podem criar grupos específicos para desenvolver ações mais direcionadas e assertivas”, explicou Foster.
Ações
Com o público segmentado, o varejista terá informações sobre as preferências de produtos de cada um deles, o comportamento de consumo e as melhores formas de se comunicar.
Isso permite que coloque em prática ações específicas para aumentar o engajamento e também o faturamento. Alguns exemplos são:
- Ofertas personalizadas: promoções exclusivas baseadas no histórico de compras;
- Campanhas sazonais: segmentação por período de compra para oferecer promoções durante datas-chave;
- Lançamento de produtos: divulgar novos produtos para clientes que já compram itens similares;
- Recuperação de inativos: enviar campanhas para clientes que não compram há algum tempo, incentivando-os a voltar com ofertas ou vantagens exclusivas.
Vantagens da hipersegmentação
A hipersegmentação é uma ferramenta poderosa não só para oferecer o produto exato, mas também para encantar o seu consumidor.
Ao personalizar as mensagens e as ofertas para atender as necessidades específicas de cada cliente, a relevância dessas campanhas aumenta, levando a taxas de conversão mais altas.
Segundo Fernando Foster, oferecer o produto certo, no momento certo, melhora a experiência geral de compra. Ele ainda citou outros benefícios.
“As campanhas tornam-se mais eficientes, já que os esforços de marketing e vendas se concentram em públicos com maior potencial de resposta. A segmentação adequada também pode fortalecer o relacionamento com o cliente, criando uma conexão mais personalizada e incentivando a recorrência de compras”, afirmou.
Como a Bnex pode te ajudar na hipersegmentação
A Bnex é uma growth retail tech especialista em Ciência do Consumo e com foco no aumento do faturamento do varejo e indústria. A empresa possui a maior base de dados de consumo do varejo alimentar e farmacêutico do Brasil, com mais de 37 milhões de empresas mapeadas.
Com ferramentas tecnológicas e metodologia própria, a Bnex pode ajudar os gestores de farmácias a implementar uma hipersegmentação eficaz. Algumas das soluções oferecidas são:
Ferramentas de CRM: a BNEX oferece um sistema CRM especializado para o varejo farmacêutico que permite segmentar os clientes com base em múltiplos critérios, como: histórico de compras, frequência, e preferências de produtos.
Análises avançadas: utilizando Ciência do Consumo, a BNEX ajuda a identificar padrões e oportunidades dentro dos dados dos consumidores, permitindo ações mais estratégicas e direcionadas.
Automação de campanhas: com a plataforma da BNEX, o gestor pode automatizar campanhas para públicos específicos, como envio de promoções por e-mail ou SMS com base no perfil de compra do cliente.
Relatórios de desempenho: a BNEX fornece métricas e relatórios detalhados sobre o impacto das ações, ajudando os gestores a ajustar suas estratégias.
“Com o CRM da BNEX, as farmácias assumem o controle total sobre seus dados, permitindo uma compreensão profunda do comportamento do shopper. Isso auxilia o time de trade, compras e gestores nas negociações e parcerias com a indústria, maximizando o ganho de share ao incentivar as marcas parceiras. Além disso, com o CRM BNEX, é possível direcionar descontos para os clientes certos, otimizando as promoções e reduzindo a generosidade comercial, garantindo mais eficiência nas ações de marketing e vendas”, completou Fernando Foster.
Para saber mais sobre a Bnex e aumentar o seu faturamento, entre em contato conosco.