Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Hipersegmentação: o caminho para aumentar o faturamento na farmácia 

Farmácia

O varejo farmacêutico está cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais exigentes. Diante desse cenário, os varejistas estão buscando estratégias para se diferenciar da concorrência e aumentar o faturamento. Uma delas é a hipersegmentação dos consumidores. 

Essa jornada direcionada a um tipo de público específico tem potencial de aumentar o engajamento dos shoppers fidelizados e de recuperar clientes que estão inativos há um tempo. 

Conheça um pouco mais sobre as vantagens dessa estratégia e como a Bnex pode te ajudar a implantar na sua farmácia. 

O que é hipersegmentação? 

A hipersegmentação de clientes é um modelo de negócio baseado em personalizar todas as etapas de um processo de compra com o objetivo de agradar uma parcela específica dos consumidores. 

Desde o marketing, passando pela experiência de compra, até mesmo os produtos podem ser personalizados. Com isso, a hipersegmentação não busca agradar ao maior número de clientes possível, mas sim a um público menor e estratégico com ofertas sob medida. 

A personalização no varejo é uma das tendências do mercado moderno, com os shoppers valorizando cada vez mais a experiência de compra. Isso inclui o segmento farmacêutico, que precisa traçar estratégias para individualizar esse processo e se adaptar à nova realidade.

Como funciona? 

Farmácia
Diferentes critérios podem ser levados em conta ao segmentar os clientes.

Pode parecer complexo remodelar toda a comunicação da farmácia e a experiência em torno de um só consumidor. Porém o mundo digital trouxe possibilidades para facilitar o processo de hipersegmentação 

O primeiro passo é a coleta de dados. A farmácia precisa reunir o máximo de informações possíveis sobre o shopper e o seu comportamento de consumo. 

O varejista pode obter esses dados tanto no espaço físico quanto digital da farmácia. Para isso, ele pode oferecer algum tipo de benefício caso o consumidor faça o cadastro na loja. Por exemplo, ao fornecer determinadas informações, ele ganha um desconto na compra. 

O segundo passo é analisar as informações e definir como separar os grupos. De acordo com o Head of Customer Success Farma da Bnex, Fernando Foster, as farmácias podem segmentar os seus consumidores com base em diferentes critérios. Os principais são: 

  • Demografia: idade, gênero, localização geográfica;
  • Comportamento de compra: frequência de compras, valores gastos, produtos adquiridos, cestas de produtos mais comuns;
  • Período de consumo: quantidade de tempo entre uma compra e outra de um determinado produto;
  • Forma de pagamento: cartão, convênio, dinheiro, entre outros;
  • Preferências de canal: presencial, online ou aplicativos;
  • Fidelidade: se o cliente é participante de programas de fidelidade ou não;

“Considerando esses critérios, as farmácias podem criar grupos específicos para desenvolver ações mais direcionadas e assertivas”, explicou Foster. 

Ações 

Com o público segmentado, o varejista terá informações sobre as preferências de produtos de cada um deles, o comportamento de consumo e as melhores formas de se comunicar.

Isso permite que coloque em prática ações específicas para aumentar o engajamento e também o faturamento. Alguns exemplos são: 

  • Ofertas personalizadas: promoções exclusivas baseadas no histórico de compras;
  • Campanhas sazonais: segmentação por período de compra para oferecer promoções durante datas-chave;
  • Lançamento de produtos: divulgar novos produtos para clientes que já compram itens similares;
  • Recuperação de inativos: enviar campanhas para clientes que não compram há algum tempo, incentivando-os a voltar com ofertas ou vantagens exclusivas. 

Vantagens da hipersegmentação 

A hipersegmentação é uma ferramenta poderosa não só para oferecer o produto exato, mas também para encantar o seu consumidor. 

Ao personalizar as mensagens e as ofertas para atender as necessidades específicas de cada cliente, a relevância dessas campanhas aumenta, levando a taxas de conversão mais altas. 

Segundo Fernando Foster, oferecer o produto certo, no momento certo, melhora a experiência geral de compra. Ele ainda citou outros benefícios. 

“As campanhas tornam-se mais eficientes, já que os esforços de marketing e vendas se concentram em públicos com maior potencial de resposta. A segmentação adequada também pode fortalecer o relacionamento com o cliente, criando uma conexão mais personalizada e incentivando a recorrência de compras”, afirmou. 

Como a Bnex pode te ajudar na hipersegmentação

A Bnex é uma growth retail tech especialista em Ciência do Consumo e com foco no aumento do faturamento do varejo e indústria. A empresa possui a maior base de dados de consumo do varejo alimentar e farmacêutico do Brasil, com mais de 37 milhões de empresas mapeadas. 

Com ferramentas tecnológicas e metodologia própria, a Bnex pode ajudar os gestores de farmácias a implementar uma hipersegmentação eficaz. Algumas das soluções oferecidas são: 

Ferramentas de CRM: a BNEX oferece um sistema CRM especializado para o varejo farmacêutico que permite segmentar os clientes com base em múltiplos critérios, como: histórico de compras, frequência, e preferências de produtos.

Análises avançadas: utilizando Ciência do Consumo, a BNEX ajuda a identificar padrões e oportunidades dentro dos dados dos consumidores, permitindo ações mais estratégicas e direcionadas.

Automação de campanhas: com a plataforma da BNEX, o gestor pode automatizar campanhas para públicos específicos, como envio de promoções por e-mail ou SMS com base no perfil de compra do cliente.

Relatórios de desempenho: a BNEX fornece métricas e relatórios detalhados sobre o impacto das ações, ajudando os gestores a ajustar suas estratégias.

“Com o CRM da BNEX, as farmácias assumem o controle total sobre seus dados, permitindo uma compreensão profunda do comportamento do shopper. Isso auxilia o time de trade, compras e gestores nas negociações e parcerias com a indústria, maximizando o ganho de share ao incentivar as marcas parceiras. Além disso, com o CRM BNEX, é possível direcionar descontos para os clientes certos, otimizando as promoções e reduzindo a generosidade comercial, garantindo mais eficiência nas ações de marketing e vendas”, completou Fernando Foster. 

Para saber mais sobre a Bnex e aumentar o seu faturamento, entre em contato conosco. 

BnexReports

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