Um novo produto, quando lançado, por si só já consegue chamar atenção dos olhares curiosos que se aproximam, instintivamente, na expectativa de descobrir do que se trata aquela novidade e de saber se ela tem algum valor para si.
É nesse momento que os desafios surgem, pois a indústria precisa estar bem preparada ao lançar um produto no mercado.
Mais do que lançar um produto, a indústria precisa oferecer algo que esteja de acordo com a necessidade do seu público e contar com as estratégias de marketing mais apropriadas para o seu negócio, além de disponibilizar uma equipe de vendas bem treinada.
Conheça, a seguir, os principais desafios da indústria ao lançar um produto – e como fazer para superá-los.
As 3 fases básicas para o lançamento de um produto
Oferecer um novo produto é uma tarefa bastante desafiadora, visto que a novidade precisa ter um diferencial que influencie na decisão de compra do cliente. Até porque ninguém se interessará em adquirir um produto em lançamento sem que ele ofereça alguma utilidade realmente nova ou que traga benefícios.
Dessa maneira, a indústria precisa se atentar às 3 fases básicas para o lançamento de um novo produto no mercado.
1ª fase: idealização
Nesta primeira etapa, é necessário definir qual mercado será atingido e como isso se dará. Também é preciso destacar os benefícios a serem oferecidos ao consumidor.
A partir dessas informações, você deverá responder aos seguintes questionamentos:
- Qual o principal compromisso do produto?
- Como comunicá-lo?
- Quais são os resultados esperados a curto, médio e longo prazo?
2ª fase: desenvolvimento
Neste momento, será preciso elaborar um plano de Marketing com todas as descrições estratégicas, incluindo as projeções de vendas e aceitação do produto no mercado.
Vale avaliar o tempo ideal para que o planejamento seja concretizado e determinar o ciclo de vida do produto no mercado em questão.
3ª fase: lançamento
Na terceira fase, é o momento de treinar a equipe de vendas e colocar a mão na massa. É neste momento que as vendas começam: primeiro, para a equipe de vendas, depois para o varejo/atacado e, por fim, para o consumidor final.
É importante contar com uma boa estratégia de revenda do produto, para garantir que o cliente volte a comprá-lo periodicamente ou sempre que necessário.
4ª fase: acompanhamento
Para saber se suas estratégias estão alinhadas com o que o seu público busca, é necessário ter dados. Dados para entender o comportamento, a dimensão do que está dando certo ou não. O varejo, até pelo uso do CRM, tem informações precisas sobre o potencial de consumo e o perfil do consumidor daquele produto ou categoria. E por que não aproveitar uma parceria com o varejo? A indústria pode ser parceira do varejo nessa utilização de dados, criando ações que potencializam tanto o share of wallet (quantidade de negócios que uma empresa obtém de clientes específicos) da indústria quanto o faturamento do varejo e também a experiência de compra do shopper.
7 principais desafios da indústria ao lançar um produto
O produto foi lançado. E agora? Assim como já foi mencionado, o processo de lançamento de um produto é bastante complexo e precisa ser feito em etapas bem estruturadas para se alcançar bons resultados.
No momento em que o produto é lançado, alguns desafios se estabelecem para a indústria e, ao conhecê-los, torna-se mais fácil de superá-los. Veja, a seguir, quais são eles.
1. Experiência e comportamento do consumidor
O foco dos produtos inovadores deve estar sempre na experiência e no comportamento do consumidor. Um dos principais desafios de lançar um produto é atender a necessidade do consumidor final.
Por isso, desde o processo de idealização do produto, será necessário avaliar como os consumidores se relacionam com produtos que já existem, na busca por resolver um determinado problema.
É nessa perspectiva que você deverá aprimorar as características do novo produto, proporcionando uma experiência mais profunda para o consumidor. Assim, você saberá que o produto lançado estará de acordo com o perfil do seu público, atendendo às suas demandas e sanando as suas dores.
2. Ciclo de vendas longo
Em alguns casos, o ciclo de vendas é longo, devido aos sistemas de engenharia personalizados. Nesse processo, é essencial que a indústria possua estratégias de marketing que estabeleçam uma conexão constante com o shopper.
O produto precisa se manter ativo na memória do shopper. Uma das maneiras de alcançar esse objetivo é alimentar o relacionamento com o cliente, a partir de conteúdos de valor com base no funil de vendas, mantendo o cliente mais perto da marca.
Dessa forma, será possível despertar o interesse do consumidor ao longo de um ciclo de vendas mais longo.
3. Consumidores invisíveis
Com o processo de digitalização cada vez mais acelerado no mundo inteiro, é natural que o consumidor inicie a sua jornada de compra através do meio digital, procurando os produtos do seu interesse de modo a formar uma opinião antes de tomar a decisão final.
Nesse contexto, pesquisas apontam que 67% da jornada de compra B2B se dá no meio digital e individual.
Por isso, alguns consumidores se tornam invisíveis para a indústria. Quem são eles? Quais os contatos? Para descobrir e vencer esse desafio, faz-se necessário atualizar seus canais digitais, utilizando ferramentas de relacionamento com cliente e incluindo o máximo de conteúdo possível, para auxiliar na decisão de compra.
4. Reconhecimento da marca
Ter uma marca reconhecida já é um desafio por si só. Isso se expande quando, ao lançar um novo produto, a sua marca precisa demonstrar autoridade de mercado suficiente para atrair o cliente.
O que fazer então? Investir em presença online, estar atuante em feiras de negócios do seu setor, procurar marketplaces ligados à sua área de atuação que favoreçam o seu reconhecimento.
A verdade é que, nos dias de hoje, quem não está presente nas mídias, oferecendo um bom conteúdo, acaba sendo desvalorizado pelos consumidores que, como dissemos, tendem a se informar online antes de entrar em contato com a equipe de vendas de uma empresa.
5. Avaliação dos resultados
Oferecer uma novidade ao mercado e deixar de avaliar os resultados do negócio não faz sentido algum, não é mesmo? Afinal de contas, você precisa saber se a sua proposta foi aceita pelo seu público, além de verificar o retorno sobre o investimento.
As pesquisas digitais têm sido um meio bastante eficaz de avaliar os resultados ao lançar um produto. Os seus custos são acessíveis e a realização ocorre de maneira ágil e prática, o que favorece a resposta do consumidor.
Vale considerar que a avaliação dos resultados é tão importante quanto o lançamento do produto no mercado, pois é nesse momento que você saberá se o novo conceito deu certo ou não.
6. Aprender a lidar com o fracasso
Inovar é um processo complexo que nem sempre gera sucesso. Por isso, aprender a lidar com o fracasso deve ser um desafio a ser superado com naturalidade.
As empresas, ao investir numa ideia, desejam alcançar resultados sempre positivos e, quase sempre, evitam pensar nos riscos. Porém, eles existem e devem constar desde a etapa de idealização do produto.
A cultura do aprendizado é necessária para o amadurecimento da empresa e deve ser fomentada como base de treinamento para as equipes.
7. Incentivar as equipes a continuar inovando
A gestão que almeja resultados prósperos deve insistir em inovação e precisa contar com uma equipe igualmente engajada nessa mentalidade. Vale considerar que os colaboradores se sentem mais motivados quando percebem uma liderança comprometida com o processo.
Uma proposta interessante para motivar a equipe é pensar em programas de premiação, mediante a dedicação ao projeto de inovação. Afinal, quem não gosta de reconhecimento e boas recompensas, não é mesmo?
Como definir um produto antes de lançá-lo no mercado?
Quem não quer inovar hoje em dia? Ter uma boa ideia, que seja capaz de atrair e fidelizar clientes, é o sonho de toda empresa.
No entanto, como já percebemos até aqui, não é tão fácil lançar um produto, visto que ele precisa ser bem definido antes do seu lançamento.
Segundo o Sebrae, existem 5 níveis que a empresa deve pensar ao planejar um produto:
- Benefício central: definir a real utilidade do produto, que precisa estar de acordo à necessidade do cliente;
- Transformar o benefício central em produto básico: definir quais são as outras funções que o produto oferece;
- Produto esperado: funcionamento adequado do produto;
- Produto ampliado: características que superem as expectativas do cliente;
- Sistema de consumo: definir como o produto será obtido, usado, adaptado e descartado.
Mediante a definição desses critérios, o lançamento do novo produto certamente será menos passível de falhas, oferecendo exatamente o que o seu consumidor necessita, de modo a superar as expectativas dele.
Conclusão
É preciso reconhecer que lançar um produto é um trabalho árduo e exigente para quem almeja sucesso em seus resultados. Por isso, seguir à risca as fases de idealização, desenvolvimento e lançamento torna-se essencial para o bom andamento desse processo.
Ademais, uma empresa precisa sempre contar com estratégias bem estabelecidas e alinhadas com os valores e missão do seu negócio.
Os resultados favoráveis de um novo produto lançado vêm quando os clientes conseguem resolver seus problemas com o auxílio daquele produto, sentindo-se beneficiados pelo investimento feito.
Logo, o lançamento de um produto obtém o sucesso almejado a partir de um planejamento bem estruturado e das estratégias de marketing e vendas mais apropriadas à sua realidade, em conformidade com o seu público.
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