O varejo farma é sempre impactado pelas sazonalidades ao longo do ano. Uma das mais comuns é o clima seco, característico do inverno brasileiro. Neste ano, o tempo foi um fator que influenciou na procura por medicamentos respiratórios.
Segundo um levantamento publicado no jornal “O Vale”, a procura por esses medicamentos cresceu em 50% neste ano, em comparação com 2023. Entre os produtos em destaque, estiveram os que são conhecidos pelo tratamento de crises de asma e bronquite.
Diante dessa demanda, é importante que o gestor da farmácia saiba como atuar de forma estratégica e esteja preparado para lidar com essa sazonalidade. A Bnex Rock conta com soluções que ajudarão a loja a aumentar a receita no período. Confira!
A importância da sazonalidade para as farmácias
O calendário sazonal é uma das principais ferramentas de marketing para as farmácias. Elas impactam diretamente no tipo de produto que o cliente irá consumir e qual o tipo de estoque que o gestor deve preparar.
A sazonalidade pode ser definida como um fator externo que se repete ao longo do ano e pode afetar os resultados financeiros. Essas flutuações podem ter diversas causas como eventos (Copa do Mundo, Carnaval), datas comemorativas (Natal, Dia das Mães) e estações climáticas.
A procura por medicamentos respiratórios, por exemplo, está diretamente relacionada ao inverno, que costuma ter o clima seco em diversas regiões do Brasil, favorecendo o surgimento de doenças. Nessa época ocorre um ressecamento das vias aéreas que compromete a proteção natural do nariz, facilitando a entrada de vírus e bactérias.
Planejar ações específicas para cada uma dessas sazonalidades e antecipar a demanda ajuda a maximizar as vendas ao longo do ano e manter um fluxo constante na loja.
Sazonalidades importantes
Além da demanda por medicamentos respiratórios, o inverno também possui como característica a busca por produtos para tratar a gripe e resfriados.
Já no verão, há um foco maior na busca por protetores solares, repelentes e itens para cuidar da pele. A temporada também abre muitas oportunidades, como o “projeto verão”, onde as pessoas passam a se preocupar mais com a beleza.
Segundo o Head de segmento Farma na Bnex Rock, Fernando Foster, eventos festivos como a Copa do Mundo e o Carnaval são oportunidades para destacar produtos voltados para a gestão de sintomas pós-ressaca, como reidratantes e analgésicos. Ele também falou sobre outras datas importantes para a farmácia.
“Datas como o Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças são perfeitas para criar kits promocionais e ofertas especiais, enquanto o início do ano escolar pode focar em produtos infantis e suplementos para reforçar a imunidade”, comentou.
Estratégias para vendas de medicamentos respiratórios
Com o aumento na procura por medicamentos respiratórios, especialmente em períodos de clima seco e na transição para a primavera, é essencial que o gestor da farmácia adote uma estratégia integrada.
“Ajustar o estoque para atender à demanda de medicamentos para alergias, bronquite e asma é crucial, mas é igualmente importante considerar produtos correlatos, como umidificadores de ar, suplementos, sprays nasais e até produtos para o sistema digestivo. Isso porque doenças como H1N1 e algumas cepas de Covid podem ter sintomas que afetam tanto o sistema respiratório quanto o digestivo”, afirmou Foster.
Ainda de acordo com Foster, a loja precisa garantir uma exposição adequada desses produtos, facilitando a visualização e o acesso dos clientes. Produtos que tratam inflamações de garganta, nariz e sinusite precisam ser destacados, além de se manter um bom estoque de anti-inflamatórios, que tendem a ter maior saída no período.
“Utilize os dados do PDV e do CRM para identificar padrões de consumo e montar cestas de produtos que complementem o tratamento respiratório pode ajudar a criar ofertas personalizadas e aumentar o ticket médio”, completou Foster.
Por fim, campanhas educativas sobre a prevenção e cuidados com a saúde respiratória reforçam ainda mais a farmácia como um ponto de referência em bem-estar.
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