Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

As lições da NRF 2025 para o varejo brasileiro 

NRF

A NRF 2025, maior feira varejista do mundo, foi realizada neste mês de novembro em Nova York nos Estados Unidos, trazendo diversas palestras, debates e interações. A equipe da Rock Encantech marcou presença ao longo de todo o evento, trazendo insights e cases de sucesso. 

O CEO de CRM & Ciência do Consumo, Fernando Gibotti, foi um dos representantes da Rock Encantech ao longo da feira e destacou algumas lições que a NRF deixou para o varejo brasileiro. Confira a seguir! 

Sobre a NRF 

National Retail Federation (NRF) Retail’s Big Show significa, em tradução livre, “Federação Nacional do Varejo: O Grande Show do Varejo”. Esse evento ocorre anualmente nos Estados Unidos e é amplamente reconhecido como o maior do segmento varejista. 

A NRF é a maior associação comercial do mundo, além de responsável pela organização do evento. Fundada em 1911, ela reúne lojistas dos mais diversos segmentos do mercado varejista norte-americano. 

Neste ano, mais de 40 mil pessoas e 5 mil marcas de todo o mundo se reuniram em Nova York, durante vários dias de aprendizado sobre as últimas tendências do setor, inovações tecnológicas e desafios para o futuro. 

Você pode conferir aqui um resumo dos principais insights da Rock Encantech sobre a feira.

Lições para o varejo brasileiro 

Rock Encantech
Equipe da Rock Encantech compartilhou insights do NRF

Para Fernando Gibotti, o varejo global demonstrou ao longo da NRF que há oportunidades mesmo diante da incerteza econômica, tanto em cenários positivos quanto em desafiadores, dependendo do posicionamento estratégico adotado. 

Confira a seguir algumas lições que a feira deixou para o varejo brasileiro.

Centralidade no cliente 

Um dos principais pontos discutidos na feira foi a centralidade do cliente. Para o CEO de CRM & Ciência do Consumo, entender as necessidades e desejos dos consumidores nunca foi tão essencial para o sucesso no varejo. 

“As pessoas — clientes e colaboradores —, juntamente aos dados, formam os dois principais ativos que moldarão o futuro do varejo brasileiro. Esses ativos são a base para qualquer estratégia de sucesso. Valorizar os colaboradores significa investir no desenvolvimento de suas habilidades e criar um ambiente que estimule a inovação e a produtividade”, afirmou. 

Por outro lado, conhecer profundamente os clientes permite atender de maneira personalizada e criar experiências que ressoem com seus anseios e necessidades. A análise inteligente de dados é o elo que conecta esses dois ativos, fornecendo insights valiosos para tomadas de decisão mais assertivas.

Gestão e uso de IA

Outro tema recorrente durante a NRF foi a complexidade crescente da gestão de lojas, com diversas tarefas operacionais. Para isso, a IA se destaca como ferramenta essencial para automatizar esse tipo de processo.  

“É evidente que executivos e empresários dedicam grande parte de seu tempo a resolver questões operacionais. No entanto, é imperativo equilibrar essas demandas com um foco maior em estratégias de longo prazo e no alinhamento com o propósito das marcas”, comentou Gibotti. 

Neste contexto, a inteligência artificial surge como uma ferramenta essencial para aliviar essas tarefas rotineiras. Com a automação, os líderes ganham espaço para se dedicarem às decisões que realmente movem o ponteiro do sucesso.

A utilização da IA foi um dos temas mais explorados ao longo da NRF e o ano de 2025 deve ser marcado por uma ampliação na utilização deste tipo de ferramenta. 

Geolocalização 

A geolocalização também foi destaque na NRF. Durante a feira, foram apresentados alguns cases que demonstram a importância dos varejistas conhecerem o seu público e as áreas de influência das suas lojas. 

“Essa tecnologia está sendo explorada de maneira mais ampla, indo além da personalização tradicional. Aqui, no Brasil, já utilizamos geolocalização para analisar o potencial de faturamento por categoria e SKU dentro das áreas de influência das lojas”, afirmou Gibotti.  

Fernando Gibotti ainda destacou que o Brasil ocupa uma posição de destaque em termos de inovação e tecnologia no varejo. A capacidade de adotar soluções criativas e eficientes que coloca o país na crista da onda global. 

“O varejo é dinâmico, e as oportunidades estão à nossa frente. Cabe a nós, líderes do setor, aproveitar essas lições para construir um futuro mais inovador e resiliente para o mercado brasileiro”, finalizou. 

A Rock Encantech é aliada do seu negócio! 

A Rock Encantech se dedica a redefinir os padrões de Customer Knowledge do varejo brasileiro ao integrar tecnologia, ciência do consumo e humanidade. 

Nosso ecossistema traz uma gama de soluções de inteligência de dados integradas que visam gerar retornos reais para seus clientes, como: Inteligência de mercado, CRM com recomendações personalizadas, ações promocionais, desenvolvimento e gestão de programas de fidelidade (Loyalty), marketplaces para programas de Loyalty, plataforma de viagens (autosserviço e concierge) e Retail Media.​

Atualmente, a Rock Encantech atende a segmentos como: Supermercados, Farmácias, Bancos, Shopping centers, Moda, Petshops, Materiais de construção, Cosméticos e Luxo, onde já soma mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas dos parceiros, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhão de transações por ano.

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