Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Black Friday: conheça algumas estratégias para aumentar as vendas no varejo 

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A Black Friday é uma das datas mais importantes do varejo, sendo um período de muitas promoções e com clientes dispostos a gastar. Por isso, é importante que o varejista trabalhe estrategicamente nesta época para obter um aumento na receita incremental. 

Criada nos Estados Unidos, no século XIX, a Black Friday é sempre realizada na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, marcando o início das vendas para o Natal. A data se popularizou de vez a partir da década de 90, quando virou sinônimo de preços acessíveis. 

No Brasil, ela só foi introduzida em meados de 2010, mas hoje faz parte do calendário sazonal de todo o comércio nacional, sendo um período muito aguardado pelos consumidores. Tradicionalmente, a Black Friday ocorre na última sexta-feira de novembro.

Saiba como o varejo pode trabalhar essa data junto aos shoppers e conseguir ter um aumento significativo no faturamento. 

O impacto da Black Friday no varejo 

A Bnex é uma empresa especialista em ciência do consumo, tecnologia e análise de dados para gerar crescimento exponencial no varejo. Em 2023, a empresa divulgou um paper constatando o efeito positivo da Black Friday nas vendas do setor supermercadista.

Em uma análise feita com mil estabelecimentos pelo Brasil, foi constatado um crescimento geral de 4% nas vendas apenas na sexta-feira (24/11/2023) da Black Friday. Já na semana, o aumento foi de 5%, em comparação com o mesmo período em 2022. 

Mas o destaque mesmo foram os clientes fidelizados. Os atacadistas, por exemplo, tiveram um aumento de 55% nas vendas com esse público. O faturamento das lojas também cresceu em 20,5% naquele ano, levando em conta somente a sexta-feira.

Ainda de acordo com o estudo da Bnex, a Black Friday foi a segunda melhor data do ano para o varejo alimentar, ficando atrás apenas do Natal. A periodicidade dos shoppers chegou a ser de 1,71 por semana, com um gasto médio de R$ 260,62 por consumidor. 

Como atrair clientes na Black Friday 

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Ciência de dados e do consumo ajuda o varejista a definir quais produtos devem ter descontos.

Para ter um bom desempenho nesta data não basta apenas criar as ações específicas em novembro. É preciso ir fidelizando e promovendo o engajamento dos shoppers ao longo de todo o ano para manter a base aquecida e preparada para ser ativada na Black Friday. 

Para isso, é muito importante contar com uma plataforma de CRM, coletando dados dos clientes, identificando seus hábitos de consumo e oferecendo ofertas personalizadas. Leia mais aqui sobre a estratégia de clusterização. 

De acordo com Júlio Santos, especialista em CRM e Head de Sucesso do Cliente da Bnex, o varejista deve aquecer a base de clientes via canais onsite e offsite de forma massiva e personalizada. Isso envolve antecipar benefícios e utilizar chamadas que interajam com o emocional do shopper. 

Vale ressaltar que no caso do varejo alimentar, a Black Friday não deve se limitar apenas à sexta-feira. É necessário um tempo mais extenso para que os shoppers possam aproveitar as ofertas (Semana da Black Friday ou o Mês da Black Friday, por exemplo). 

Ações 

Júlio Santos falou sobre algumas estratégias e ações vantajosas para serem aplicadas para aproveitar essa sazonalidade. 

“O varejista pode adquirir novos clientes, reativar os abandonadores com produtos que ele já sabe que são relevantes para esse público, aumentar o gasto do clientes de baixo valor com produtos cross e complementares e reter os melhores clientes com antecipação de benefícios, desova de estoque de produtos de baixo giro e/ou de alto valor agregado”, explicou. 

A utilização de alavancas comerciais com descontos exclusivos através de games também proporcionam um alto índice de engajamento por parte dos shoppers. 

“A personalização amplia o leque de categorias a ser ofertadas, com maiores benefícios aos shoppers, de acordo com o seu comportamento de compra”, completou. 

Produtos 

Em 2022, a Bnex divulgou um paper também sobre a Black Friday, destacando a procura por bebidas como energéticos, destilados, vinhos e cervejas, devido à proximidade com as confraternizações e festas de fim de ano. 

Para o especialista em CRM, essa tendência deverá se manter, mas com novas variações. 

“Antigamente tínhamos produtos de alto valor agregado de bebidas, higiene pessoal, perfumaria e eletrônicos. Isso deve se manter, porém a expectativa é agregar na estratégia produtos âncoras do açougue, mercearia e até natalinos, tudo de maneira personalizada, mas com forte ativação nas mídias para surpreender o shopper e concentrar o seu gasto no varejista”, afirmou Júlio. 

Aumente o seu faturamento com a Bnex! 

Com a Bnex, o varejo pode ter a ciência do consumo a seu favor e aumentar as receitas não só na Black Friday, como no ano todo. 

A empresa possui a maior base de dados de consumo do Brasil, aliada a uma tecnologia robusta e metodologia própria. Entre em contato conosco e conheça todas as soluções da Bnex para o seu negócio. 

BnexReports

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