Os programas de cashback e pontos são uma estratégia eficaz de incentivar o shopper a gastar mais e retornar para futuras vendas. Quando esse tipo de ação é aplicado em uma data sazonal de grande impacto, como a Black Friday, o varejo aumenta suas chances de gerar mais receita incremental.
Uma pesquisa da Izio&Co, que agora faz parte da ROCK Encantech, revelou que a utilização de cashback evidencia uma variação de 60% a 120% no aumento da frequência de compras. O estudo ainda revelou que mais de 1 milhão de clientes que receberam cashback já haviam comprado anteriormente na loja.
Em um cenário de Black Friday, em que há um aumento no fluxo de clientes, é fundamental que o varejista saiba como implantar essa estratégia da melhor maneira para aproveitar todo o potencial desse tipo de programa.
O impacto da Black Friday no varejo alimentar
O paper da ROCK Insights da Black Friday realizou uma análise de 3,6 milhões de vendas em 2023 que demonstram o impacto da data no varejo alimentar.
O levantamento constatou que o faturamento dos varejistas em 2023 cresceu 59% em comparação com o ano anterior e a quantidade de itens vendidos aumentou 57%.
Na sexta-feira de Black Friday, os números cresceram ainda mais, com um aumento de 102% no faturamento e 46% em itens vendidos.
Ao comparar o dia e a semana da Black Friday de 2023 com a de 2022 de forma conjunta, o faturamento cresceu mais de 100%, enquanto a quantidade de itens aumentou 90% nos dois períodos comparativos.
Além disso, os consumidores fidelizados fizeram mais compras nos supermercados do que os clientes não fidelizados. Segundo o ROCK Insights, o primeiro público registrou um ticket médio de R$ 126 na semana da Black Friday de 2023. Já no dia exato da data promocional, o valor foi de R$ 164,32.
Por outro lado, os não fidelizados tiveram um ticket médio de R$ 57,09 na semana e de R$ 63,35 no dia da Black Friday. Esses números representam uma diferença de 2,5 vezes entre ambos os públicos, reforçando os benefícios de ter uma base fiel de shoppers.
Esses insights reforçam a importância da data para o varejo alimentar. Você pode conferir outros dados conferindo o paper na íntegra aqui.
Benefícios do cashback
A ideia de fazer compras sabendo que terá parte do dinheiro gasto de volta é atraente por si só para os shoppers. A ideia do cashback é fazer com que os clientes acumulem uma espécie de crédito para posteriormente ter esse dinheiro de volta, seja na conta ou como desconto na compra de outros produtos.
Para o varejo, o cashback é um incentivo para que ele volte à loja, concentrando os seus gastos em um único local em uma compra futura. Isso ajuda a aumentar a fidelização do shopper e consequentemente, o seu ticket médio.
Outro benefício é que, por meio do cashback, a loja consegue fazer parcerias com a indústria sem ter que abdicar da margem de lucro.
Ao conceder um desconto direto, a loja perde aquele valor. No cashback, o cliente tende a trazer aquele dinheiro de volta, então o varejista consegue segurar a margem junto com o patrocínio da indústria nesse tipo de alavanca, concentrando as compras nesses produtos escolhidos.
Além disso, manter a base aquecida na Black Friday é fundamental para estimular as compras na data mais importante para o varejo: o Natal. Se o cliente for estimulado a voltar em dezembro, o potencial de geração de receita no fim do ano aumenta.
Como trabalhar o cashback com a ROCK
A ROCK desenvolve estratégias de acordo com as necessidades de cada varejista. Se ele tem necessidade de aumento de frequência, isso será identificado e o cashback é uma das ações com potencial de melhorar esse quesito.
A ferramenta de CRM possui a capacidade de coletar dados de consumo e com isso, analisar e identificar as categorias de maior relevância. Esses produtos representam o maior potencial para fazer o cliente se engajar e voltar para as compras futuras.
O CRM também permite que a loja identifique quais são os seus melhores clientes (fidelizados). Para esse público, o supermercado/atacarejo pode oferecer condições ainda mais vantajosas.
Cashback 2.0
Com o Cashback 2.0, a ROCK potencializa a experiência do consumidor, trabalhando não só a alavanca promocional, mas criando uma carteira digital.
Nesta carteira, o cliente acumula créditos que podem ser utilizados em outras alavancas promocionais, como a premiação de gamificações (raspadinha, sorteio), tudo dentro de uma mesma carteira. Com isso, o varejista vai ter um saldo maior do que ele teria apenas com o cashback.
Sobre a ROCK Encantech
A ROCK Encantech é dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar tecnologia e humanidade.
Formada pelas empresas Bnex, Directo.ai, Izio&Co, LL Loyalty e Propz, a primeira encantech do Brasil traz uma gama de soluções de inteligência de dados integrados que visam gerar retornos reais para seus clientes.
Entre as soluções estão CRM, plataforma completa de fidelidade e marketplace, soluções de cashback omnichannel, inteligência de mercado e geográfica, shopper analytics, algoritmos de personalização de ofertas, automação promocional e muito mais.
Atualmente a ROCK Encantech atende a segmentos como supermercados, farmácias, materiais de construção, pet shop, moda, cosméticos, shopping centers, indústrias e programas de fidelidade, somando mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas dos parceiros, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhão de transações por ano.
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