No mundo dos negócios, ter informação é ter poder. Por isso, os dados se tornaram um produto valioso no varejo alimentar, e a ciência do consumo uma ferramenta importante para converter essas informações em insights para direcionar estratégias.
A sazonalidade é um aspecto que impacta diretamente nos hábitos de consumo dos shoppers. Mas esses eventos não se resumem apenas a datas festivas, como: Natal, Páscoa, Black Friday, Ano-novo, entre outros.
Os períodos sazonais podem acontecer de forma diária, como por exemplo, ter um pico de consumidores em um determinado horário do dia. Essas movimentações também podem ser semanais, mensais e até anuais.
Uma análise da Rock Encantech mostrou que o consumo no varejo alimentar ocorre, predominantemente, entre o período da tarde e da noite.
Entender esse comportamento de consumo é a chave para que os varejistas consigam traçar estratégias eficientes para impulsionar o faturamento.
Preferências de horário de consumo
Segundo o levantamento da Rock Encantech, realizado com base em 280 milhões de transações analisadas de julho a setembro de 2024, 53,3% das transações no varejo alimentar ocorrem entre às 12h e às 18h. Já o período noturno (entre 19h e 23h) registrou um índice de 17,4%.
Dentro dessas faixas horárias, dois momentos são considerados chave: o horário de almoço, por volta das 11h, com 8,2% de transações, e o final do expediente de trabalho, por volta das 18h, com 9%.
A análise também aponta que, no segmento atacarejo, no horário próximo ao início da tarde, por volta das 14h às 15h, acontecem 14,2% das transações, enquanto no segmento de supermercado essa participação é de 12,6%.
Já no final da tarde e início da noite, entre e 19h, a participação do volume de compras no atacarejo é de 23,9%, e nos supermercados é de 26,5%.
A análise destaca que a preferência pelo consumo à tarde nos atacarejos está atrelada à compra de insumos de transformadores, como pequenos estabelecimentos que oferecem lanches, salgados, pizzas e etc, no período da noite. E as compras em supermercados à noite podem estar ligadas à rotina dos trabalhadores brasileiros, que aproveitam o final do expediente para abastecer suas casas ou seus estabelecimentos.
Como impulsionar as vendas nos horários de picos
Com os insights fornecidos pela análise da Rock Encantech, o varejista tem uma base confiável para poder traçar os seus planos, aplicando ciência do consumo em ações que vão aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento.
De acordo com Júlio Santos, Head de Customer Success da Rock Encantech, para melhorar os resultados em horários de pico é muito importante o varejista utilizar algoritmos de otimização de mídia de sua plataforma de CRM para se comunicar com o shopper pelo canal que de fato gerará engajamento de sua comunicação
Com isso, é viável que uma porcentagem dessas comunicações sejam convertidas em ativações, trazendo maior receita naquele período.
“Também é possível, com entendimento do movimento dos horários de fluxo para sua loja, antecipar a comunicação das ofertas e benefícios antes do shopper tomar sua decisão de compra. Com essa assertividade, o varejista consegue trazer a decisão do cliente para compra em sua loja, ainda estimulando via personalização de ofertas a concentração e ampliação de sua cesta de compras para o referido varejo”, explicou.
Ciência do consumo é com a ROCK Encantech
A Rock Encantech é a primeira Encantech do varejo brasileiro, dedicada a redefinir os padrões de Customer Knowledge no Brasil ao integrar tecnologia e humanidade. A marca, inclusive, é um acrônimo de “Return On Customer Knowledge”, ou Retorno Sobre o Conhecimento do Cliente.
Composta pelas empresas Bnex, LL Loyalty e Propz, o ecossistema traz uma gama de soluções de inteligência de dados integradas com base no comportamento de consumo dos shoppers.
Entre as soluções da Rock Encantech estão: CRM, soluções de cashback omnichannel, inteligência de mercado e geográfica, shopper analytics, IA para engajamento dos consumidores, entre outras.
Atualmente, a Rock Encantech atende a segmentos, como: Supermercados, Farmácias, Material de Construção, Pet Shop, Moda, Cosméticos, Shopping Centers, Indústrias e Programas de Fidelidade, em que já soma mais de 130 milhões de usuários cadastrados nos programas dos parceiros, identificando mais de R$ 310 bilhões de GMV e 1,3 bilhão de transações por ano.
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