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O varejo alimentar apresentou um suave crescimento no faturamento em junho de 2024 em relação ao mesmo mês do ano passado, registrando 0,9% no total alimentar. Os dados são da Bnex, empresa especializada em Ciência do Consumo.
Quem contribuiu para esse desempenho positivo foram os canais de supermercado, principalmente os com mais de 5 checkouts. Com estabilização dos indicadores de itens no carrinho, quantidade de tickets e frequência, o aumento do faturamento está correlacionado ao aumento do preço médio.
O atacarejo, canal característico de carrinhos grandes com missão de compra de abastecimento, apresentou queda de 1% no faturamento nesse mesmo comparativo, ano a ano. Apesar do aumento da quantidade de itens no carrinho, consequência da queda do preço médio, não foi o suficiente para impactar positivamente o faturamento do canal, como aconteceu nos meses do primeiro semestre de 2024.
No mês de junho, esse aumento de itens no carrinho não foi suficiente para caracterizar carrinhos maiores como os de abastecimento. Essa dificuldade de realizar compras grandes impactou na preferência do canal, traduzida pela diminuição da quantidade de tickets.
Considerando os top 25 produtos no mês de junho de 2024, FLV e Frios (KG) apresentaram os maiores crescimentos no preço médio na comparação com junho de 2023. Já floco de milho, cerveja em lata com até 550 ml, macarrão 500 g, feijão 1 kg e detergente 500 ml apresentaram queda significativa do preço médio nesse mesmo comparativo. As variações do preço médio de junho de 2024 em relação a maio de 2024 apresentam um patamar mais estável. Os maiores crescimentos são dos frios, com 9,43%, leite 1 litro com 6,93% e café em pó com 6,43%. O feijão 1 kg é o produto com a maior queda no preço médio, com -6,28%.
Perfil dos Shoppers
Foram analisadas 130 milhões de transações de vendas para essa edição do paper alimentar.
Sobre a Bnex
A Bnex é uma empresa especialista em Ciência do Consumo. Com uma análise geográfica, econômica e comportamental detalhada, a Bnex apoia a estratégia de expansão de redes de varejo em todo o país, mapeando o potencial de sucesso de uma nova localização de loja, entendendo melhor sua base de shoppers e descobrindo os caminhos para maior fidelização e experiência do cliente.
Com tecnologia robusta, metodologia proprietária e especialistas em comportamento, a Bnex criou a maior base de dados de consumo do país e soluções que atendem às necessidades reais do varejo e da indústria e que aprimoram a experiência de compra do shopper.
A Bnex entrega muito além do software. São mais de 17 anos de conhecimento e experiência e, sobretudo o compromisso com a conquista de resultados exponenciais para os clientes.