Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

logotipo shopper insights

Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Varejo prova que dados são o combustível fundamental da IA generativa 

IA

As lideranças presentes na NRF 2025, maior feira de varejo do mundo, em Nova York, confirmaram: IA Generativa é um dos temas mais quentes do momento, com a discussão indo além de um hype passageiro. 

O Diretor de Tecnologia e Produtos da Rock Encantech, Thiago Simonato, participou de palestras de representantes da Levi’s, Walmart e Craig. De acordo com ele, todas destacaram que a utilização de dados de qualidade é a verdadeira chave para o sucesso dessa tecnologia. 

Confira a seguir alguns dos insights sobre o tema. 

O funcionamento da IA Generativa 

A inteligência artificial é o assunto do momento. Porém é muito importante que o varejista conheça a diferença entre a IA tradicional e a IA Generativa. A principal característica da primeira é copiar, imitar ou reproduzir algo que já existe ou que já foi feito anteriormente. 

A IA Generativa, por sua vez, tem a capacidade de criar coisas novas e originais a partir do que consegue aprender. Ela pode ser utilizada na produção de conteúdos, como: histórias, imagens, vídeos e músicas. 

Essa tecnologia funciona a partir de soluções de machine learning, que é o conceito de aprendizado de máquinas. A partir desse recurso, o modelo de Inteligência Artificial consegue processar grandes quantidades de dados, tanto de textos quanto de imagens. 

Após esse processamento, a ferramenta está apta para aprender padrões complexos de dados e, em seguida, usar esse conhecimento para gerar coisas novas.

Segundo Simonato, vários CEOs, CMOs e vice-presidentes ressaltaram durante a NRF a importância de organizar e investir em dados de qualidade, prontamente disponíveis para impulsionar a IA Generativa em diferentes áreas. É com base nessas informações que a ferramenta poderá se desenvolver. 

“Só assim os esforços que cercam essa ferramenta tecnológica irão caminhar em prol de todo o negócio, trazendo benefícios reais”, afirmou o Diretor de Tecnologia. 

Os três ‘Cs’ da jornada de dados 

Dados
Dados são fundamentais para alimentar as IAs

Durante a NRF, a vice-presidente de Customer Insights do Walmart, Jennifer Acerra, apresentou um ponto importante sobre a IA Generativa, destacando os três “Cs” essenciais para uma jornada de dados bem-sucedida. São eles: 

  • Curiosidade;
  • Colaboração;
  • Coragem. 

“A curiosidade, segundo ela, é o motor para explorar oportunidades a partir dos dados. Já a colaboração entre times permite que as descobertas se tornem realidade. E a coragem é essencial para abraçar novas ferramentas digitais e transformar o potencial de cada uma delas em resultados concretos”, explicou Simonato. 

De acordo com o Diretor de Tecnologia e Produtos da Rock Encantech, dentro dessa dinâmica também ficou claro o quanto o papel na área de tecnologia mudou. CIOs e CTOs estão deixando de ser apenas suporte e assumindo posições estratégicas, participando ativamente das decisões das empresas.

Por essa razão, há um olhar cada vez mais atento para a capacitação dos profissionais do setor. Eles precisam se desenvolver para além de um âmbito técnico, entendendo cada particularidade e objetivo do negócio 

“Todas essas tendências comprovam a importância crescente da tecnologia para o sucesso das empresas. A NRF 2025 deixa claro o quanto esse cenário, guiado pela IA generativa e os dados, já é uma realidade e deve ser um grande agente para promover resultados transformadores no futuro do varejo”, completou Simonato. 

Soluções de IA você encontra na Rock Encantech 

A tecnologia é um dos pilares fundamentais para a construção do futuro do varejo. A Rock Encantech conta com ferramentas de IA preparadas para beneficiar o seu negócio. 

Além disso, com a Rock Encantech, o varejista conta com Inteligência de mercado, CRM com recomendações personalizadas, ações promocionais, desenvolvimento e gestão de programas de fidelidade (Loyalty), marketplaces para programas de Loyalty, plataforma de viagens (autosserviço e concierge) e Retail Media.​. Acesse aqui e saiba mais sobre as nossas soluções. 

Você pode conferir também aqui um resumo dos insights mais importantes da NRF 2025. 

BnexReports

Últimas Notícias

Conteúdos Relacionados