Os hipermercados são lojas do varejo alimentar que se caracterizam por uma grande área de vendas e uma variedade de produtos superior ao de supermercados tradicionais. Por conta dessas características específicas, o comportamento de consumo dos shoppers podem ter diversos padrões.
Por meio da ferramenta de CRM, aliada à ciência do consumo, o varejista pode identificar os diferentes perfis de consumidor e as suas missões de compra. Esse tipo de informação permite traçar estratégias personalizadas para elevar os lucros.
Entenda a seguir como o CRM pode fazer a diferença para os hipermercados.
Por que os hipermercados precisam de um CRM?

O CRM (Customer Relationship Management) ou, em português, gestão de relacionamento com o cliente, é uma plataforma digital que apoia o varejo na consolidação do vínculo com os consumidores e, consequentemente, impulsiona o faturamento.
As plataformas de CRM têm como objetivo gerir uma grande massa de dados e entregar informações que possam ser utilizadas pelas equipes de venda e marketing no momento de ativar e se comunicar com os clientes, na criação de estratégias e, principalmente, para prever possibilidades para o aumento do faturamento.
O CRM pode transformar as informações dos clientes em sugestões de promoções e formatos de comunicação para os varejistas, por exemplo. Essas ofertas ou conteúdos não levam em conta apenas atrair o cliente, como de costume, mas como elas são feitas pensando no potencial e perfil de cada cliente, são capazes de maximizar as vendas, pois consideram o quanto cada promoção irá influenciar na decisão de compra.
Como tecnologia, o CRM trabalha com o levantamento e armazenamento dos dados. Esses podem ser capturados nos diversos pontos de contato entre o consumidor e os hipermercados, tanto de forma interna quanto externa.
Vale ainda ressaltar que o shopper precisa entregar de forma recorrente os seus dados e, para que isso aconteça, é necessário que ele se sinta protegido e tenha total certeza de que seus dados serão confidenciais e protegidos.
Essas informações são reunidas em um grande banco de dados em nuvem, no qual serão tratadas e analisadas para se tornarem, então, conhecimento útil, que mostrarão exatamente onde estão as oportunidades para os hipermercados.
Após esse trabalho, com ajuda de inteligência artificial, são feitas as ativações dessas oportunidades, com o melhor produto, melhor oferta e melhor conteúdo para cada cliente, aumentando e muito as taxas de conversão das lojas.
Insights sobre hipermercados
A Rock Encantech divulgou um Shopper Report sobre o comportamento de consumo dos shoppers no varejo alimentar durante o primeiro semestre de 2024. O documento traz uma análise de 378 milhões de transações de vendas.
Um dos pontos abordados foi a diferença no consumo em diferentes portes de lojas. Os hipermercados estão inseridos nas lojas com mais de 10 checkouts. Ao longo dos seis primeiros meses do ano, a variação de faturamento foi positiva em comparação com o mesmo período de 2023.
O mês de março foi o que registrou a maior alta no faturamento de hipermercados, com 11,2% de aumento. Já o mês de maio teve um crescimento de 7,4% no ticket médio dos shoppers.
A análise da Rock Encantech ainda identificou as principais missões de compra. De acordo com os dados, 49,6% dos shoppers procuram os hipermercados para compras de emergência. Neste cenário, os consumidores e os carrinhos de compras contam com cerca de 4 itens e buscam satisfazer necessidades imediatas e específicas.
Apesar das compras de emergência representarem o maior índice de frequência dos clientes, as compras de abastecimento foram as responsáveis pela maior porcentagem de participação no faturamento, com 34,2%. Essa missão de compra abrange mais de 25 itens por carrinho, frequentemente observada em dias característicos de pagamentos de empresas, quando os consumidores estão comprando para suas famílias.
Benefícios dos insights
Todos esses dados só foram possíveis de serem coletados por meio do CRM. As análises fornecem uma visão mais detalhada sobre as intenções dos consumidores.
Ao entender esses padrões, os varejistas podem otimizar a disposição dos produtos, criar promoções direcionadas e aprimorar a experiência do cliente, garantindo que suas necessidades e objetivos sejam atendidos de forma eficaz.
Como resultado, a jornada de compra se torna mais personalizada e satisfatória, fortalecendo o vínculo entre o consumidor e a marca.
Soluções da Rock Encantech para hipermercados
O CRM é indispensável para o varejo alimentar manter a competitividade. A Rock Encantech conta com uma ferramenta eficiente e integrada a uma base de dados, garantindo insights precisos para melhorar a relação entre hipermercados e shoppers.
Além do CRM, a Rock Encantech conta com outra soluções para o varejo:
- Inteligência de mercado;
- Algoritmos de personalização de ofertas;
- Automação promocional;
- Desenvolvimento e gestão de programas de fidelidade (Loyalty);
- Marketplaces para programas de loyalty;
- Plataforma de viagens (autosserviço e concierge);
- Retail Media.
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