Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

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Insights sobre o comportamento de consumo no varejo brasileiro

Aniversário do supermercado: como aproveitar a data para aumentar a lucratividade? 

Supermercado

As datas comemorativas representam uma boa oportunidade para aumentar o faturamento do varejo. Porém elas não se limitam apenas aos dias previstos no calendário, como Natal e Dia das Mães. O aniversário do supermercado ou do atacado, por exemplo, pode ser explorado em diversas ações promocionais. 

Essa é uma oportunidade para criar uma grande campanha que vai fidelizar os clientes e alavancar os resultados. Se o aniversário for em um mês que antecede uma data sazonal importante, essa campanha tem o potencial de manter a base de consumidores aquecida e preparada para ser ativada quando chegar o momento. 

Saiba mais no texto a seguir sobre como aproveitar o aniversário do supermercado e impulsionar as receitas. 

Por que o supermercado deve celebrar o aniversário? 

“O aniversário é nosso, mas o presente é seu”. Essa frase é utilizada em várias campanhas promocionais de varejo e transmite de forma certeira o motivo da celebração: oferecer vantagens promocionais aos clientes. 

A principal vantagem desse tipo de campanha em relação a todas as outras realizadas ao longo do ano é o fato do aniversário ser algo exclusivo da sua rede ou loja. Sendo assim, não haverá concorrência direta nesta data. 

Por isso, para aproveitar ao máximo o potencial desta data, o ideal é que a celebração ocorra em algum período do ano em que não haja um grande evento sazonal. 

Por exemplo, coincidir o aniversário do supermercado com o Natal ou a Páscoa, pode fazer com que os resultados da ação não sejam tão bons quanto o esperado, já que essas comemorações por si só movimentam o comércio. 

Já em um mês como setembro, por exemplo, a ação tem o potencial de estimular as vendas e manter o shopper aquecido para outras iniciativas no Dia das Crianças em outubro, Black Friday em novembro e Natal em dezembro. 

Ações para celebrar o aniversário

Antes de começar a planejar as ações específicas para essa data é muito importante que a celebração do aniversário não fique restrita a apenas um dia. Para que a campanha dê o resultado esperado, o ideal é que ela se estenda por mais de uma semana ou até mesmo o mês inteiro. 

Confira algumas ações para colocar em prática. 

Presenteie o público fidelizado 

Nada melhor do que comemorar a festa reconhecendo e valorizando quem está ao lado do seu supermercado ao longo do ano inteiro. Hoje, o público fidelizado corresponde a uma parcela importante do faturamento do varejo. 

No paper de varejo alimentar divulgado pela Bnex em junho deste ano, foi possível perceber que os shoppers fiéis tiveram um aumento de 20% no consumo em comparação com 2023, enquanto os não fidelizados diminuíram em 13,7%.

Com base na análise do comportamento de consumo desses clientes, o supermercado poderá oferecer ofertas personalizadas que vão se adequar ao gosto de cada um deles, trazendo a sensação de recompensa. 

Resgate de clientes inativos 

Além de presentear os fidelizados, o aniversário é uma ótima oportunidade de retomar o contato com consumidores inativos (aqueles que estão há mais de um mês sem comprar na loja). 

O aniversário serve como “oportunidade” para se aproximar desse cliente, oferecendo um desconto vantajoso para que ele volte a consumir no supermercado. 

Faça sorteios 

É tradição em muitos varejos alimentares realizar um grande sorteio para estimular as vendas entre os clientes. Além de ser uma oportunidade de engajamento, o varejista pode condicionar a participação neste sorteio a realização de um cadastro no aplicativo da loja. 

Com isso, ele consegue levar uma parcela do espaço físico para o espaço digital de compras, além de obter insights sobre o público consumidor, que servirão de base para futuras ações. 

Para realizar o sorteio, o supermercado pode entrar em contato com os fornecedores e negociar parcerias exclusivas para distribuir prêmios entre os participantes. 

Entre no clima com ofertas arrasadoras 

Aniversário
Principal vantagem da campanha de aniversário é o fato dela ser exclusiva da loja.

Seja nos canais digitais, seja na loja física, é muito importante que os supermercados estejam no clima de aniversário. Isso envolve a criação de posts comemorativos nas redes sociais e decorações espalhadas por todo o ponto de venda. 

Esses materiais precisam ressaltar o motivo da campanha e incentivar tanto a compra quanto o cadastro de novos clientes. 

Por fim, mas não menos importante, a realização de ofertas que realmente fazem a diferença no bolso shopper são fundamentais. Para isso, é importante que o varejista saiba quais são os produtos preferidos da sua base de clientes e oferecê-los a um preço melhor. 

A Bnex conta com as ferramentas certas para você que deseja entender mais o comportamento de consumo do seu cliente! 

Ative seu calendário promocional com a Bnex! 

A Bnex é uma empresa especialista em ciência do consumo com experiência no varejo alimentar. Com análises geográfica, econômica e comportamental detalhadas, a Bnex apoia a estratégia de expansão de redes de varejo em todo o país, mapeando o potencial de sucesso de uma nova localização de loja, entendendo melhor sua base de shoppers e descobrindo os caminhos para maior fidelização e experiência do cliente.

Uma das nossas soluções é o Bnex Promo, uma solução ágil e eficiente para as marcas que precisam criar promoções de aniversário e outras datas sazonais para estimular o cadastro de clientes e vendas.

Com essa ferramenta, o seu varejo passa a ter um aplicativo personalizado para utilizar as alavancas promocionais com precisão na segmentação. Com isso, será possível direcionar a oferta certa para o cliente certo no momento certo. 

As alavancas promocionais da Bnex contam com games, como: raspadinha, número da sorte, pênalti e roleta. Esses jogos geram mais engajamento junto aos shoppers, já que eles podem receber um prêmio ao participar. Essa estratégia faz com que o cliente se torne mais fidelizado. Alavanque a sazonalidade com tecnologia, interatividade e experiência com a Bnex. Entre em contato e conheça também nossas outras soluções.

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